XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM COMBINADA DE TRATAMENTOS PARA REJUVENESCIMENTO FACIAL: TERAPIA FOTODINAMICA, LUZ INTENSA PULSADA E RADIOFREQUENCIA

Fundamentação/Introdução

O rejuvenescimento facial a partir de tratamentos pouco invasivos, promoveu novos estudos e técnicas como aplicações de lasers vasculares, infravermelho, radiofrequência não-ablativa, luz intensa pulsada, entre outras. Mais recentemente foi introduzido o tratamento da Terapia Fotodinâmica.

Objetivos

Combinar Terapia Fotodinâmica (PDT) com a aplicação do ácido delta-aminolevulínico (ALA) a 20%, Luz Intensa Pulsada (LIP) e Radiofrequência Fracionada (RF) no tratamento do rejuvenescimento facial.

Descrição do caso

Coletar os resultados de pesquisas que combinam o uso de PDT, LIP e RF no tratamento do rejuvenecimento facial.

Resultados

Ruiz-Rodriguez et al, combinaram LIP e ALA no tratamento da pele da face com Queratoses Actínicas (QAs) e sinais de envelhecimento. Com duas sessões de tratamento no intervalo de 30 dias, observaram 91% de cura das QAs e ótimo efeito tópico global da face. Torezan et al. submeteram os pacientes a um único tratamento após a incubação do ALA por 2 horas sob oclusão e um filtro de 615 nm. A fluência de energia foi de 40 J/cm², com um pulso triplo de 7 ms e um intervalo de 20 ms entre os pulsos. Os pacientes receberam uma passada completa na face e duas passadas adicionais nas áreas onde as QAs estavam mais evidentes. Observaram notável melhora no envelhecimento global da face e, benefícios rejuvenescedores, além de cura clínica de 100% das QAs tratadas. Gold combinou LIP e ALA em incubação curta (de 30 a 60 minutos) e 3 tratamentos com intervalos mensais. Houve melhora de 70% das tealangectasias, 100% da textura, 90% da pigmentação e 83% de cura das QAs. Avram et al, testaram uma única sessão de LIP e ALA incubado por 1 hora e observaram 68% de cura das QAs, 55% de melhora das telangectasias faciais, 48% da pigmentação e 25% da textura.

Conclusões/Considerações Finais

A abordagem combinada de PDT e LIP mostrou-se uma opção segura para clarear e reduzir as manchas na pele, proporcionando uma aparência mais uniforme. A RF contribuiu no rejuvenescimento facial, promovendo a remodelação do colágeno e melhorando a textura da pele. A associação dos tratamentos foi bem tolerada pelos pacientes, apresentando resultados significativos. Mesmo com estes resultados, alguns estudos relatam o retorno de algumas QAs após um determinado tempo, como no estudo de Torezan et al., o que ocorreu ao longo de um período de 6 meses. Assim, um acompanhamento a longo prazo e avaliações adicionais são necessários para entender a durabilidade do tratamento.

Palavras Chave

Rejuvenescimento facial, tratamentos pouco invasivos, lasers vasculares, infravermelho, radiofrequência não-ablativa, luz intensa pulsada, Terapia Fotodinâmica, ácido delta-aminolevulínico (ALA), Radiofrequncia Fracionada.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

RAFAELA LANG PENZ