Dados do Trabalho
Título
USO TERAPEUTICO DE PSICODELICOS EM TRANSTORNOS MENTAIS
Fundamentação/Introdução
O tema saúde mental é um estigma do século. O tópico “terapia assistida por psicodélicos”, trata-se de uma maneira terapêutica que envolve o uso controlado e supervisionado de substâncias psicodélicas, em que ocorre em um ambiente seguro, sob a supervisão de profissionais, como médicos, psicólogos ou terapeutas, em que o paciente consome a substância psicodélica em uma dose adequada, a fim de observar o comportamento dos pacientes e sua evolução.
Objetivos
Analisar como substâncias em negação (psicodélicos), que levam a destruição de usuários podem recuperar vidas e deixar pacientes em uso, curados de transtornos mentais.
Delineamento e Métodos
A pesquisa é uma revisão de literatura, a qual foi realizada por meio da seleção de artigos nas plataformas PubMed e Science Direct. Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2018 a 2023, e os critérios de inclusão foram pesquisas que abordassem o uso de psicodélicos no tratamento de doenças mentais.
Resultados
A terapia assistida com psicodélicos mostra-se segura e eficaz. As principais drogas utilizadas para fins terapêuticos são: Ketamina, usada no tratamento de transtorno depressivo maior quando o paciente é resistente a tratamentos convencionais. 3,4-Metilendioximetanfetamina (MDMA), também conhecido como ecstasy, o qual estimula a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica com efeito antagonista principalmente a Serotonina, a qual está envolvida em diversas funções como regulamentação de humor, felicidade e bem estar. Psilocibina, um psicodélico proveniente de plantas e fungos, mostrou-se favorável no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo, álcool, tabaco e ansiedade generalizada. E a Ibogaína, a qual é uma substância oriunda da planta Tabernanthe iboga, tem efeitos semelhantes a serotonina e auxilia tratamentos de dependência de álcool e outras drogas como tabaco.
Conclusões/Considerações Finais
Essas substâncias possuem regulamentação rigorosa na legislação Brasileira, regidas pela Lei de Drogas (Lei nº11.343/2006) e pela Portaria nº 344/1998 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os estudos mostram que a terapia psicodélica, quando devidamente realizada por profissionais habilitados e de forma assistida, promove resultados promissores para conter o paciente do estado depressivo, ansioso e de pânico.
Palavras Chave
Psicodélicos. Terapia Assistida. Transtornos mentais.
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
FRANCIELI MARASCA, MILENA BAGESTON, RAQUEL MEINEN, NATÁLIA FREDDO