XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE ANEMIA EM CRIANÇAS ATE DEZ ANOS EM UM LABORATORIO PRIVADO DA SERRA GAUCHA

Fundamentação/Introdução

A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde como a baixa na concentração de hemoglobina no sangue. Laboratorialmente, se caracteriza-se em recém nascidos abaixo de 13,5g/dL e em crianças de 2 a 6 meses inferior a 9,5g/dL. Já em crianças de 6 meses a 6 anos, são aceitos valores acima de 11,0g/dL e por fim crianças de 6 a 10 anos devem atingir o valor de 11,5g/dL para alcançar o valor de referência da faia etária.

Objetivos

Avaliar a prevalência de anemia em crianças de zero a dez anos, através das dosagens de hemoglobina e ferritina, um laboratório privado da serra gaúcha.

Delineamento e Métodos

A amostra foi obtida a partir do banco de dados de um laboratório privado da cidade de Nova Petrópolis, na serra gaúcha. A mesma foi composta por 668 pacientes, com idades entre zero e dez anos. Foram avaliadas as dosagens de hemoglobina e ferritina, no período correspondente a junho de 2019 até maio de 2020, totalizando doze meses. A dosagem de hemoglobina foi feita pelo método de fotometria, no equipamento Sysmex XS-800i e as dosagens de ferritina foram feitas pelo método de quimioluminescência.

Resultados

Os valores de hemoglobina se mantiveram todos dentro da normalidade para determinada faixa etária. Já os valores de ferritina também se mantiveram acima dos valores esperados, porém apresentando um desvio padrão aumentado.

Conclusões/Considerações Finais

A prevalência de anemia em crianças de zero a dez anos foi nula, tendo como principal valor de hemoglobina de 12g/dL. Já os valores de ferritina, também se encontraram todos acima dos respectivos valores de referência, porém, quando analisamos o desvio padrão, encontra-se aumentado, indicando que os dados estão espalhados por uma ampla gama de valores. Isso Como o desvio padrão das dosagens de hemoglobina encontra-se estável, não pode-se atribuir anemia ferropriva para os participantes. Os resultados podem ser atribuídos pelo local de estudo ser uma cidade de pequeno porte, a população estudada ter acesso garantido a uma boa alimentação e por frequentar, na sua maioria, creche ou escola em período integral.

Palavras Chave

Anemia, hemoglobina, ferritina, crianças.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

DANIELA PHILIPPSEN GOELZER, ELOIR DUTRA LOURENÇO