Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇAO DE FOTOBIOMODULAÇAO E NANOPARTICULAS DE OURO PARA O TRATAMENTO DA LESAO DERMONECROTICA CAUSADA PELO VENENO DA ARANHA LOXOSCELES SIMILIS
Fundamentação/Introdução
No Brasil, o envenenamento pelas aranhas do gênero Loxosceles é um problema de saúde pública, devido ao elevado número de casos. A principal manifestação deste envenenamento é a lesão dermonecrótica, para o qual não existe tratamento específico, o que pode gerar um longo período de cura e uma cicatrização deficiente da ferida. Desta forma, busca-se encontrar um tratamento específico para o tratamento da dermonecrose.
Objetivos
Investigar os possíveis efeitos da associação de prednisolona, nanopartículas de ouro (GNPs) e laser como estratégia de tratamento para dermonecrose.
Delineamento e Métodos
As GNPs foram sintetizadas, caracterizadas e incorporadas a um gel-salina para serem utilizadas no tratamento dos animais. Vinte coelhos foram divididos em 4 grupos para a indução da lesão dermonecrótica, injetando o veneno de Loxosceles similis via intradérmica no dorso previamente tricotomizado desses animais. Após seis horas, o tratamento tópico foi iniciado conforme os grupos pré-determinados ((1) veneno; (2) veneno + prednisolona + laser; (3) veneno + GNPs + laser; (4) veneno + Pred-GNPs + laser) e se manteve diariamente durante 7 dias. A área de edema, necrose e eritema foram mensurados todos os dias antes da aplicação do tratamento. No 8º dia, 24h após o último dia de tratamento, os animais foram anestesiados e submetidos a eutanásia para retirada dos órgãos e da borda externa da ferida para análises histopatológicas e bioquímicas.
Resultados
Os grupos tratados com GNPs apresentaram uma redução de edema em comparação ao grupo controle. Na histopatologia, o número de vasos sanguíneos aumentou de forma significativa após o tratamento com GNPs e laser. Em relação à inflamação, todos os grupos tratados apresentaram menores índices de IL1-β e TNF-α, enquanto apenas os grupos com GNPs em seu esquema terapêutico apresentaram redução dos níveis de IL-10, IL-4 e TGFβ.
Conclusões/Considerações Finais
Todos os tratamentos foram eficazes para promover a redução da área necrótica e do eritema. A associação de laser, prednisolona e GNPs é eficaz no tratamento da dermonecrose provocada pelo veneno da aranha Loxosceles similis, devendo ser levada em consideração na prática clínica para o tratamento dessas lesões devido ao seu alto custo-benefício.
Palavras Chave
Dermonecrose, inflamação, toxinas, laser de baixa potência, araneísmo.
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
LETICIA ALVES BORGHEZAN, EDUARDA MARTINS SOMBRIO, RAFAELA DE SOUSA ANASTÁCIO, LIDIANI ANASTÁCIO CRUZ, RICARDO ANDREZ MACHADO-DE-ÁVILA