Dados do Trabalho
Título
EFEITOS DO TRATAMENTO COM NANOPARTICULAS METALICAS SINTETIZADAS COM CURCUMINA E AÇAI EM LINHAGEM CELULAR DE CANCER DE MAMA
Fundamentação/Introdução
O câncer de mama é uma preocupante questão de saúde pública em escala global. No Brasil, destaca-se como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo maior número de óbitos. Os tratamentos disponíveis abrangem diversas abordagens, como, quimioterapia, radioterapia, cirurgia e imunoterapia. Embora essas terapias sejam essenciais na luta contra o câncer, elas podem acarretar efeitos colaterais indesejáveis, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes durante o processo de tratamento. Assim, alternativas terapêuticas baseadas em compostos naturais como a curcumina e o açaí, vem sendo estudadas, por apresentarem promissores efeitos anticancerígenos. Entretanto, esses compostos apresentam limitações como baixa biodisponibilidade e rápida depuração sistêmica. A fim de melhorar essas limitações, esses compostos vêm sendo aplicados como agentes redutores na síntese de nanopartículas (NPs) metálicas.
Objetivos
Avaliar a hemocompatibilidade e a citotoxicidade in vitro de NPs de ouro (AuNPs) e prata (AgNPs) sintetizadas com curcumina e açaí em linhagem de células imortalizadas de fibroblasto (NIH3T3) e em linhagem de células imortalizadas de câncer de mama (4T1).
Delineamento e Métodos
AuNPs e AgNPs foram sintetizados com curcumina e açaí em quatro concentrações diferentes. A avaliação da hemocompatibilidade foi realizada através do teste de hemólise. Eritrócitos humanos obtidos de três doadores diferentes foram tratados com todas NPs sintetizadas. Para avaliar a citotoxicidade, realizou-se o teste de viabilidade celular, no qual as células NIH3T3 e 4T1 foram expostas por 24 horas aos tratamentos com as NPs sintetizadas.
Resultados
As NPs testadas mostraram hemocompatibilidade em todas as concentrações avaliadas. Além disso, observou-se uma citotoxicidade mais significativa das NPs em células 4T1 em comparação com as células NIH3T3, em todas as concentrações testadas.
Conclusões/Considerações Finais
As nanopartículas de ouro e prata sintetizadas com curcumina e açaí apresentam potencial como uma opção para tratamento anticancerígeno. No entanto, é importante destacar que são necessários mais estudos para aprofundar a compreensão dos efeitos terapêuticos e garantir a segurança dessas nanopartículas antes de sua aplicação clínica.
Palavras Chave
Câncer de mama; Nanopartículas metálicas; Compostos naturais; Citotoxicidade; Síntese verde.
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
LIDIANE Anastacio Cruz, LARIANE TAMIRES TIETBOHL, RAFAELA DE SOUSA ANÁSTACIO, LETICIA ALVES BORGHEZAN, RICARDO ANDREZ MACHADO-DE-ÁVILA