Dados do Trabalho


Título

EXTRATO METANÓLICO DE Inga vera E FRAÇÕES APRESENTAM AÇÃO LEISHMANICIDA IN VITRO SOBRE FORMAS PROMASTIGOTAS DE Leishmania SPP.

Fundamentação/ Introdução

Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitos do gênero Leishmania e transmitida por flebotomíneos. Esta doença se caracteriza por apresentar inflamações crônicas de pele, mucosas e vísceras, sendo considerada um grande problema de saúde mundial, com alta endemicidade em países em desenvolvimento.Os tratamentos disponíveis são problemáticos vistos a alta toxicidade, e efeitos colaterais justificando a busca por alternativas terapêuticas. Ações biológicas Inga vera (IV) já foram descritas como: ação antioxidante e anti-inflamatória.

Objetivos

Avaliar in vitro o efeito leishmanicida de IV sobreformas promastigotas de Leishmania amazonensis (L.a.) e Leishmania infantum (L.i.)e a citotoxicidade sobre macrófagos derivados de medula óssea (BMDM).

Delineamento e Métodos

Para este estudo experimental, o extrato metanólico (IVME) e as frações: hexano (IVH) e acetato de etila (IVEA) foram obtidos a partir de galhos de IV(Niqfar-UNIVALI).Foi realizado o ensaio MTT para avaliar a citotoxicidade sobre BMDM de camundongos BALB/c (CEUA/UNIVALI: 026/21) tratados por 24h com diferentes concentrações de IVME, IVH e IVEA (50 – 500 ug/ml).O ensaio alamar Blue foi utilizado para estimar o efeito anti- Leishmania após 24h sob diferentes concentrações dos compostos (25-100 µg/mL) diretamente sobre as formas promastigotas de L.a. e L.i.

Resultados

Os resultados mostraram que dentre os compostos testados, a fração IVH mostrou maior toxicidade sobre BMDM com concentração citotóxica de 50% (CC50) definida em355,6ug/mL seguido do IVME com CC50 de 462,1 ug/mL e IVEA, com menor toxicidade, e CC50 de 717,6ug/mL. Em relação a ação anti-Leishmania, foi possível calcular concentração inibitória de 50% (IC50) após 24h de ação direta dos compostos. Sobre ambas as espécies avaliadas, IVEA demonstrou maior efeito com IC50 de 192,7ug/mL e 180,3 ug/mL para L.a. e L.i. respectivamente, com índice de seletividade de até 3.9x pelo parasito. Seguido da fração IVH com IC50 277,4ug/mL (L.a.) e 378,5ug/mL(L.i.).

Conclusões/ Considerações Finais

A partir dos resultados observou-se importante ação leishmanicida de Inga vera destacando a fração acetato de etila com considerável seletividade pelo parasito, assim reforçando a realização de estudos fitoquímicos para avaliar os princípios ativos e novos ensaios no modelo experimental de leishmaniose murina.

Palavras-Chave

Inga vera; Leishmania amazonensis; Leishmania infantum

Área

Tema Livre

Instituições

UNIVALI - Santa Catarina - Brasil

Autores

Keyla Furtado, Louise Garcia, Rivaldo Niero, Valdir Cechinel Filho, Milena Menegazzo Miranda-Sapla