Dados do Trabalho


Título

Níveis de D-dímero e a sua relação com a evolução do quadro clínico de pacientes diagnosticados com a COVID-19: uma revisão sistemática

Fundamentação/ Introdução

A doença do coronavírus, descoberta no ano de 2019 – Covid-19 provoca uma intensa ativação do processo inflamatório e estímulo do sistema trombótico, que pode colaborar com a mortalidade causada pela doença. O d-dímero é o produto da degradação da fibrina, sendo caracterizado como um marcador de coagulação, a elevação nos seus níveis está relacionada a formação de coágulos.

Objetivos

Analisar os níveis de d-dímero e a sua relação com a evolução do quadro clínico de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Delineamento e Métodos

Foi realizado uma pesquisa eletrônica retrospectiva através de uma revisão da literatura, de agosto a outubro de 2021, e visando alcançar o máximo de sensibilidade na estratégia de busca, foram utilizados os seguintes descritores: “Covid-19” OR “SARS-CoV-2 AND "D-dimer”, obtida da MeSH (Medical Subject Headings). Os artigos elegíveis incluídos nessa revisão sistemática compararam os níveis de d-dímero de sobreviventes e não sobreviventes acometidos pela Covid-19.

Resultados

A pesquisa eletrônica foi realizada por meio da estratégia de busca citada acima e foram encontrados 726 artigos. Após a revisão do texto completo dos artigos, 16 artigos elegíveis foram escolhidos. Os artigos demonstraram que os indivíduos com a Covid-19 que vieram a óbito tinham na admissão um valor de d-dímero mais elevado e idade superior se comparado com o grupo de sobreviventes, além disso, nos estudos onde a hipertensão foi citada como comorbidade, foi visto que ela se manifestou em porcentagem maior no grupo não sobrevivente.

Conclusões/ Considerações Finais

Esse estudo foi de suma importância, pois elucidou que indivíduos que vieram a óbito devido a Covid-19 tinham na admissão valor d-dímero mais elevado e idade superior ao grupo de sobreviventes, destacando que o d-dímero como marcador de coagulação, fornece informações cruciais, de forma rápida, de modo a auxiliar no tratamento logo no estágio inicial da internação, propiciando o uso ideal de recursos clínicos.

Palavras-Chave

Covid-19; SARS-CoV-2; D-dimer.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Letícia Rediske, Danielly Joani Bullé, Aline Daniele Schuster