Dados do Trabalho


Título

Resultados preliminares da toxicidade de duas nanocápsulas com diferentes óleos formadores de núcleo utilizando o modelo C.elegans

Fundamentação/ Introdução

Atualmente a nanotecnologia vem sendo amplamente aplicada na área da saúde, tanto no âmbito de diagnóstico, como de tratamento. No que tange a indústria farmacêutica, busca-se através da nanotecnologia melhorar a biodisponibilidade do fármaco, auxiliar no direcionamento da terapia ao alvo de ação, controlar a liberação de substâncias, sustentar por mais tempo o efeito do ativo no organismo e até mesmo reduzir efeitos adversos e tóxicos.

Objetivos

As nanocápsulas polímericas têm mostrado resultados promissores para a liberação de farmácos, com isso, foi realizado um experimento com o modelo alternativo in vivo Caenorhabditis elegans para avaliar os possíveis efeitos tóxicos presentes em dois tipos de nanocápsulas polímericas brancas (sem fármaco) com diferentes óleos formadores de núcleo.Os C.elegans são nematoides invertebrados que possuem um curto ciclo de vida e um fácil manejo e manutenção, devido sua semelhança com o genoma humano se torna um modelo eficiente para experimentos toxicologicos de fármacos e outras drogas.

Delineamento e Métodos

Para a realização dos experimentos foi utilizada a cepa N2, que foi mantida em meio NGM, incubada a 20°C suplementada com E. coli OP50 como fonte alimentar. Através de sincronização, obteve-se os nematoides em estágio L1. Após, 1500 nematoides foram expostos a duas diferentes nanocápsulas brancas (sem fármaco), uma contendo triglicerídeo de cadeia média e vitamina E (NB TCM VitE) e outra contendo somente vitamina E no núcleo oleoso (NB VitE) em 6 concentrações diferentes. Os nematoides foram expostos durante 1 hora em meio líquido e após plaqueados em placa NGM com E. coli. Após 24 horas foi avaliada a sobrevivência dos nematóides e 72 horas depois do tratamento foi realizado o ensaio de desenvolvimento, em que 20 nematoides de cada grupo foram fotografados com auxílio de estereomicroscópio acoplado com câmera, e o comprimento dos animais foi medido através do software ImageJ®

Resultados

Foi realizada ANOVA utilizando o software GraphPad. Foi possível verificar que somente na concentração mais alta testada houve morte de 11% dos nematoides para a NB TCM VitE e 15% para a NB VitE. Além disso, não houve diferença significativa no desenvolvimento dos nematoides quando comparado ao grupo controle (p>0,05).

Conclusões/ Considerações Finais

Os dados preliminares obtidos nesse trabalho, indicam baixa toxicidade das nanocápsulas no modelo utilizado, demonstrando serem boas formulações para uso como carreadores de fármacos.

Palavras-Chave

Nanotecnologia; Nanotoxicologia; Toxicidade;

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bianca Bordignon Fraga, Julia Gabriele de Jesus Ferreira, Mariele Feiffer Charão, Andresa Heeman Betti