Dados do Trabalho


Título

A importância de vitaminas na produção e manutenção de células do Sistema Imunológico

Fundamentação/ Introdução

Introdução: O sistema imunológico é formado por um conjunto de órgãos que produzem e maturam linhagens específicas de células de defesa. Este sistema possui a função de proteger o organismo contra agentes infecciosos, pois apresenta a capacidade de reconhecer e destruir micro-organismos invasores. Diversos estudos mostraram que micronutrientes como a vitamina C, vitamina D, e vitamina A, adquiridos por meio da alimentação ou suplementação vitamínica, possuem uma importância vital no cuidado e na manutenção do sistema imunológico, melhorando a resposta imune frente a um processo infeccioso.

Objetivos

Objetivo: Compreender a relação entre as vitaminas e o fortalecimento do sistema imunológico.

Delineamento e Métodos

Método: Qualitativo e Descritivo. A revisão de artigos ocorreu por meio de palavras-chave como: micronutrientes, imunidade, vitaminas, sistema imunológico. Utilizando as seguintes bases de dados: ScIELO, Google acadêmico e PubMed.

Resultados

Resultado: A vitamina C pode ser obtida na alimentação por meio de alimentos cítricos. Estudos mostraram que essa vitamina pode ser encontrada em abundância nas células do sistema imunológico, pois auxilia na produção de citocinas, linfócitos T e em funções fagocíticas, além de ser importante para a expressão gênica de moléculas de adesão em monócitos. A vitamina D é produzida de forma endógena, e também está disponível em algumas fontes de alimento como peixes, óleo de fígado de bacalhau ou por meio de suplementação vitamínica. No sistema imunológico a vitamina D auxilia na regulação e diferenciação dos macrófagos, linfócitos, células natural killer, diminui a ação da interleucina-2, além de possuir efeitos imunomoduladores. A vitamina A pode ser obtida pela alimentação por meio de alimentos de cor verde escura como, por exemplo, a couve e o espinafre, alimentos de origem animal, além de verduras com coloração alaranjada. Essa vitamina exerce uma série de funções no organismo como o processo de reestruturação da pele e das mucosas. Durante um processo infeccioso, a vitamina A aumenta a resistência do sistema imunológico do indivíduo, pois estimula a fagocitose e a liberação de interleucina-1 por monócitos, assim como, aumenta a quantidade de células linfoides.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusão: Diversos fatores possuem a capacidade de modificar a ação do sistema imunológico, sendo um deles os micronutrientes obtidos por meio da alimentação ou suplementação. Estudos comprovam que o uso adequado desses micronutrientes consegue melhorar e fortalecer a resposta imunológica.

Palavras-Chave

Palavras-chave: micronutrientes, imunidade, vitaminas, sistema imunológico.

Área

Tema Livre

Instituições

Uniavan - Santa Catarina - Brasil

Autores

Yasmin Francine Treuko, Felipe Pinto Quadros, Talita Mello Santos