Dados do Trabalho


Título

Transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico em leucemias agudas.

Fundamentação/ Introdução

O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) alogênico é eficaz, visto que
leucemias agudas são neoplasias do sistema hematopoético. Possui altas chances
de cura quando diagnosticadas precocemente, contudo, não controla a doença
avançada. Além disso, os pacientes podem desenvolver complicações futuras, como
a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH). Idade, infecções, estágio da
doença e outros fatores também possuem interferência aos transplantados.

Objetivos

O objetivo do estudo é descrever e comparar achados clínicos dos pacientes submetidos ao TCTH, analisando a eficácia e possíveis complicações.

Delineamento e Métodos

Para isso foram realizadas pesquisas em artigos científicos publicados entre os anos 2010/21 - nas bases Scielo e Redalyc - sendo utilizados os respectivos descritores: transplante alogênico, leucemia aguda e hematopese.

Resultados

Os pacientes dos estudos são predominantemente portadores Leucemia Linfocítica Aguda (LLA), predominante em crianças ou
adolescentes, e Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Um dos estudos encontrados, utilizou 125 pacientes portadores de LLA com doador familiar HLA idêntico, no período de julho/1995 a dezembro/2005, submetidos ao transplante de medula, sendo que 33 sobreviveram por mais de 5 anos e outros 92 vieram a óbito pouco tempo após; 47 foram por complicações após o transplante, tendo como principal causa a DECH aguda. As influências observadas nos demais casos de óbito foram: menoridade do receptor, LLA em estágio avançado, infecções, e alguns vieram a óbito por recidiva, ou seja, reaparecimento da doença após o transplante. Em outro estudo mais recente (2018), cinco crianças com LLA submetidas ao transplante tiveram sucesso nos resultados, apesar das complicações todas sobreviveram.

Conclusões/ Considerações Finais

O procedimento é altamente especializado, porém ainda envolve risco de óbito. Sua efetividade terapêutica depende de um somatório de recursos, principalmente a sinergia do transplantado. A comparação dos estudos mostrou como as técnicas evoluíram progressivamente e como o procedimento está em constante aperfeiçoamento, contudo, um dos grandes desafios ainda é evitar a recidiva.

Palavras-Chave

Transplante alogênico. Leucemia aguda. Hematopoese.

Área

Tema Livre

Autores

Eduarda Eduarda Silva, Larissa Oliveira Cavalheiro