Dados do Trabalho


Título

A Aromaterapia como terapêutica para controle de estresse e ansiedade

Fundamentação/ Introdução

Introdução: Diversas pesquisas apontam que lidar com as exigências da sociedade contemporânea vem aumentando quadros de ansiedade e estresse na população mundial. Visto os tratamentos terapêuticos utilizados, a busca por métodos complementares e naturais para controlar a ansiedade e o estresse vem sendo cada dia maior. Assim, alguns estudos relataram a utilização de óleos essenciais e a aromaterapia como alternativa para a diminuição dos níveis de sintomas de estresse e ansiedade. Como a utilização da terapia complementar é positiva, visa aderir ao Sistema Único de Saúde (SUS) o uso destas a fim de auxiliar na prevenção e promoção de saúde, consequentemente diminuindo os custos com medicamentos e tratamentos mais invasivos.

Objetivos

Objetivo: Analisar a eficácia da aromaterapia na redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Delineamento e Métodos

Método: Pesquisa qualitativa descritiva a partir de revisões de artigos, utilizando palavras chaves relacionadas ao assunto, nas bases de dados como: PubMed, SciELO e Google acadêmico.

Resultados

Resultados: No tratamento aromaterapêutico a inalação de fragmentos liberados no ar é feita de forma indireta e comumente utilizada para tratar o emocional por meio do olfato. As substâncias odoríferas liberam partículas que são transportadas pelo ar, posteriormente são inaladas incitando novas reações que implicam no acionamento do sistema límbico, a partir das células nervosas olfativas, responsáveis pela olfação, memória e emoção. Desta forma, inicia-se os processos de diminuição dos sintomas citados. Nesse sentido, o óleo essencial de lavanda é o mais citado e indicado para o tratamento, em virtude de suas características ansiolíticas, anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas. Pesquisas indicam que a dosagem a ser utilizada deve ser terapeuticamente segura, minimizando os riscos de acometimento de efeitos adversos, a pesquisa indica que 80 mg de óleo essencial de lavanda, estima-se eficaz no tratamento de estresse e ansiedade, podendo afirmar resultados benéficos.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusão: É possível considerar a potencialidade terapêutica por meio da aromaterapia, utilizando óleos essenciais no tratamento de doenças diversas mesmo que ainda esteja em fase experimental, de forma integrativa e complementar. A partir do conhecimento científico disponível sobre sua efetividade, as evidências abrem um leque de perspectivas no tratamento de indivíduos em situações de estresse crônico e ansiedade, garantindo uma melhor qualidade de vida e bem estar geral.

Palavras-Chave

Palavras chave: Ansiedade, Estresse, Aromaterapia, Óleos essenciais.

Área

Tema Livre

Autores

Thais Amalia Rodrigues de Oliveira , Giovanna Fernandes Oliveira , Nicole Mariele Santos Röhnelt, Felipe Pinto Quadros , Talita De Mello Santos