Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA E COBRE COMO AGENTES ANTIMICROBIANOS POR MEIO DA SÍNTESE VERDE

Fundamentação/ Introdução

As doenças infecciosas são umas das principais causas de mortes em todo o mundo, na qual estão diretamente associadas ao aumento dos casos de resistência aos antimicrobianos. Devido a isso, as nanopartículas metálicas (npsM), como as nanopartículas de prata (Ag-Nps) e cobre (CuO-Nps), surgiram como um novo agente antimicrobiano, por apresentarem atividades bactericidas e fungicidas. No entanto, a síntese das npsM são processos que utilizam produtos químicos, e geram subprodutos tóxicos, limitando assim a sua aplicação. Sendo assim, uma nova abordagem é a síntese verde. O processo é feito através de plantas, algas ou microrganismo com propriedades antioxidantes ou redutoras. A curcumina é utilizada na síntese verde, como agente redutor e estabilizador de nanopartículas metálicas.

Objetivos

Sintetizar Ag-NPs e CuO-NPs utilizando curcumina como agente redutor, para posteriormente caracterizar e investigar as atividades antibacterianas dessas nanopartículas.

Delineamento e Métodos

As npsM foram sintetizadas, utilizando a curcumina como agente redutor para reduzir os compostos metálicos. Foram contaminadas amostras de água com cepas de S. aureus e E. coli e tratadas com 0,5% e 1% de npsM por 24 horas, posteriormente foram semeadas em ágar Mueller Hinton. Foi realizado o teste de hemólise em três amostras diferentes de eritrócitos humanos.

Resultados

O experimento apresentou após 24 horas de tratamento com 1% de npsM a eliminação de 100% das cepas de S. aureus e E. coli nas amostras de água contaminadas. Além disso, foi demonstrado que as npsM não possuem a capacidade de causar hemólise, sendo que todas apresentaram uma porcentagem de hemólise <10%.

Conclusões/ Considerações Finais

As npsM testadas nesse trabalho, mostram ser uma excelente alternativa como agente antimicrobiano, por possuir uma alta capacidade de eliminar as bactérias, baixo custo de produção e, também por serem mais sustentáveis.

Palavras-Chave

Nanopartículas metálicas, síntese verde, curcumina, biotecnologia, agente antibacteriano.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

Letícia Borghezan, Ellen De Pieri, Maria Eduarda de Melo, Paulo Emílio Feuser, Ricardo Andrez Machado-de-Ávila