Dados do Trabalho
Título
Biologia Molecular: sua importância no diagnóstico de cepas produtoras de New Delhi metallobetalactamase (NDM)
Fundamentação/ Introdução
Os genes que codificam enzimas carbapenemazes tem seu papel importante na hidrólise e inativação de carbapenêmicos e beta lactâmicos, sendo esses genes (blaNDM), mediados por plasmídeos em diferentes categorias de bactérias Gram negativas, dificultando a intervenção terapêutica. A enzima New Delhi metallobetalactamase (NDM), foi confirmada em 2009, na cidade de Nova Delhi em uma cepa resistente de Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli. Novos casos surgiram em diferentes continentes, necessitando maiores estudos na validação de diagnóstico clínico. Em 2013 houve os primeiros casos confirmados no Hospital Conceição, em Porto Alegre, RS, registrando os primeiros casos no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a nota técnica Nº 01/2013, para medidas de prevenção e controle de infecções por enterobactérias multirresistentes.
Objetivos
O principal objetivo deste trabalho é destacar o monitoramento epidemiológico do surgimento de novas cepas produtoras de carbapenases, bem como a avaliação do método fenotípico com CIM (concentração inibitória mínima), frente ao método PCR (reação em cadeia da polimerase) para detecção de blaNDM em cepas bacterianas.
Delineamento e Métodos
Para análise retrospectiva bibliográfica, foram selecionados 20 artigos publicados de 2017 a 2022 extraídos do PubMed, ScienceDirect com as palavras chaves (Carbapenemazes, blaNDM, Multirresistência, Epidemiologia, Enterobacteriales) e livros de microbiologia clínica.
Resultados
As bibliografias mostram que a PCR tem sido utilizada como padrão-ouro para identificação de cepas produtoras de carbapenemazes, pois apresenta excelente sensibilidade, especificidade e rapidez. É um método útil para evitar tanto a propagação hospitalar como também os riscos para o paciente, mas salientam a necessidade de concomitância com análises convencionais utilizando teste de difusão em disco.
Conclusões/ Considerações Finais
Os testes moleculares têm se mostrado eficazes na microbiologia clínica, pois minimiza falhas na intervenção terapêutica detectando a presença do gene alvo que muitas vezes não é expressa fenotipicamente nos testes convencionais, porém a pesquisa de antibiograma se faz necessária pelo alto custo da técnica de PCR.
Palavras-Chave
Carbapenemazes, blaNDM, Multirresistência, Epidemiologia, Enterobacteriales
Área
Tema Livre
Instituições
Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Vinícius Monteagudo de Barros, Bruna Seixas da Rocha, Jaqueline Rhoden, Janaína Franciele Stein, Caroline Rigotto