Dados do Trabalho


Título

O eflúvio telógeno pós COVID-19

Fundamentação/ Introdução

Os cabelos são vistos como sinônimo de beleza, porém em pacientes pós covid-19 evidenciou-se o surgimento de eflúvio telógeno ou seja uma queda acentuada de cabelo.

Objetivos

Compreender a relação entre a Covid-19, o eflúvio telógeno e a conduta para o tratamento.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa e descritiva que busca revisar dados, métodos, teorias, tratamento e resultado, de casos de eflúvio telógeno pós-Covid 19.

Resultados

Cerca de ⅓ dos pacientes pós-Covid-19 desencadearam quadros de eflúvio telógeno que podem ter correlação aos picos febris e a liberação de citocinas inflamatórias, como interleucina-1b, interleucina-6, interferon, fator de necrose tumoral α 1 e 2.
Após resultado de hemograma, TSH, VDRL, zinco e ferro completo foram verificadas alterações relevantes, que foram tratadas topicamente com Minoxidil 5% no couro cabeludo todas as noites no período de 5 meses.
Associado a alimentação rica em nutrientes e vitaminas além de suplementação com sais minerais que também podem tratar este fator desencadeante, obtendo uma boa resposta para o tratamento de eflúvio telógeno.
No entanto, deve-se levar em conta os cuidados diários como uso de produtos capilares de boa qualidade e higiene capilar.

Conclusões/ Considerações Finais

Sabe-se que há uma relação, ainda que indireta, da COVID-19 e da queda de cabelo em pessoas que testaram positivo para COVID-19, ⅓ dos pacientes apresentaram eflúvio telógeno após a contaminação.
É comum em média a perda de 100 fios de cabelos ao dia em pessoas em condições normais, o exame de tricoscopia não é suficiente para identificar o tipo de queda que está acometendo o paciente (alopecia Areata ou alopecia feminina). O tratamento para eflúvio telógeno pode ser feito com sucesso por meio dos procedimentos dermatológicos, onde são evidenciados bons resultados para esta condição que pode ser considerada temporária.

Palavras-Chave

COVID-19,Eflúvio telógeno ,Tratamento.

Área

Tema Livre

Autores

Ariane de Souza Linhares, Loiuse Fernanda Pabst