Dados do Trabalho


Título

FREQUÊNCIA DE NÃO CONFORMIDADES OBSERVADAS NA FASE PRÉ-ANALÍTICA DA TRIAGEM MOLECULAR DE CITOMELOVIROSE CONGÊNITA

Fundamentação/ Introdução

A detecção molecular da infecção congênita por citomegalovírus (hCMV) constitui-se uma ferramenta estratégica para o diagnóstico precoce de eventuais sequelas decorrentes da transmissão viral intrauterina. A gestão da qualidade e o controle de todos os processos relacionados às diferentes fases do exame laboratorial são fundamentais para a garantia da fidedignidade dos resultados obtidos. O monitoramento e a análise crítica de não conformidades é uma prática que visa a melhoria contínua, sobretudo na fase pré-analítica, reduzindo a incidência de erros ou de novas coletas.

Objetivos

Analisar a frequência de não conformidades na fase pré-analítica da triagem molecular de hCMV de um hospital do interior do Rio Grande do Sul.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal observacional descritivo realizado entre os meses de junho de 2021 a julho de 2022. Foram reunidos os motivos de rejeição ou de necessidade de nova coleta conforme os critérios de elegibilidade de um laboratório de diagnóstico molecular. Não conformidades relacionadas às fases analítica ou pós-analítica não foram consideradas nesse estudo.

Resultados

Foram recebidas 907 amostras de saliva para a triagem molecular de hCMV, das quais 67 (7,38%) apresentaram algum achado não conforme relacionado à fase pré-analítica. As não conformidades mais frequentes foram a não amplificação do controle endógeno, observada em 33 amostras (49,00%), e a discordância entre requisições e identificação de espécimes clínicos verificada em 19 casos (28,35%). Além disso, foram rejeitadas cinco amostras por estarem extravasadas, cinco fora do prazo para análise, três amostras duplicadas e duas requisições com extravio de amostra. A não amplificação do controle endógeno foi a não conformidade mais relevante e pode ser atribuída tanto a potencial presença de inibidores na amostra quanto a necessidade de eventual treinamento da coleta de saliva e a padronização do transporte e acomodação de amostras.

Conclusões/ Considerações Finais

O estudo demonstrou a importância do monitoramento contínuo e da análise crítica de indicadores para o sucesso do diagnóstico em biologia molecular. A revisão de processos, sobretudo na fase pré-analítica podem orientar necessidade de capacitações ou de alterações dos fluxos visando a melhoria contínua da gestão laboratorial.

Palavras-Chave

Gestão da qualidade, Infecção congênita, Análise crítica.

Área

Tema Livre

Autores

Bibiana da Silva Marques, Eduarda Dezanet Trindade, Roberta Cristina Rodrigues dos Reis, Teodora Ferigollo Leal, Huander Felipe Andreolla