Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atividade antimicrobiana da casca de Carya illinoinensis (noz-pecan)

Fundamentação/ Introdução

A Noz-pecan (Carya ilionoinensis) é originária da América do Norte e produzida amplamente no Brasil, principalmente na região sul do país. Ela apresenta grande quantidade de polifenóis em sua composição e por isso está associada a atividade antioxidante, além de ser um ótimo ansiolítico natural. Apesar de pesquisas já comprovarem o alto potencial antioxidante do extrato da casca de noz pecan, estudos sobre a sua capacidade antimicrobiana ainda são escassos.

Objetivos

Avaliar a atividade antimicrobiana do extrato aquoso da casca de noz-pecan.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo experimental, onde 10g da casca triturada de noz-pecan foram solubilizada em 1L de água destilada para obtenção do extrato aquoso. A mistura foi fervida a 100°C por 30min, sendo em seguida filtrada em filtro de papel e armazenada a temperatura ambiente. O teste de sensibilidade foi realizado pelos métodos de disco difusão e difusão em poço em ágar mueller-hinton.

Resultados

Os microrganismos Staphylococcus aureus (isolado clínico resistente à meticilina) e Klebsiella pneumoniae (isolado clínico produtor de carbapenemase) apresentaram sensibilidade em ambos os métodos testados com halos respectivamente de 11mm e 12mm na técnica de disco difusão e 10mm em ambos na técnica de difusão em poço, e o Enterococcus faecalis (isolado clínico resistente à Vancomicina) foi sensível apenas ao método de disco difusão apresentando halo de 7mm.

Conclusões/ Considerações Finais

Através da análise dos resultados, foi possível observar que todos os microrganismos foram inibidos pelo extrato aquoso em pelo menos uma das técnicas testadas. Dessa forma, o estudo aponta que a utilização do extrato aquoso da casca de noz-pecan pode ser uma eficiente alternativa de antimicrobiano natural, podendo ser eficaz contra doenças infecciosas causadas pelos patógenos analisados.

Palavras-Chave

Antibacteriana; Nozes; Microbiologia.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Roberta Cristina Rodrigues dos Reis, João Vitor Pendeza Gonçalves, Eduarda de Oliveira Pinto, Bibiana da Silva Marques, Bruno Stefanello Vizzotto