Dados do Trabalho


Título

Propaganda, Publicidade e Anúncio da Atividade Biomédica: Uma investigação de publicações realizadas no Instagram

Fundamentação/ Introdução

A Biomedicina foi uma das primeiras profissões a regulamentarem atuação na área da estética. O Biomédico nessa área é especialista em realizar diversos procedimentos minimamente invasivos que se destacam no mercado nacional. Soma-se a isso o crescimento no setor a nível mundial, somente no Brasil esse mercado cresceu 500% nos últimos cinco anos. Isso se deve também ao aumento no uso das redes sociais como forma de compartilhar e mercantilizar procedimentos. Entretanto, o uso das redes passou a desproteger a identidade dos pacientes e imagens de divulgação começaram a ser manipuladas demonstrando resultados irreais. Para proteger a população e os profissionais biomédicos, o Conselho Federal de Biomedicina alterou no ano de 2020 o código de ética profissional para regularizar o uso de redes sociais.

Objetivos

Avaliar perfis públicos de biomédicos e clínicas no estado de Santa Catarina e identificar o cumprimento às recomendações no código de ética.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo. Para o desenvolvimento foi realizado uma análise do código de ética e algumas perguntas foram elaboradas para posterior análise. Tais como presença da autorização via TCLE em publicações antes x depois e frases obrigatórias nesses posts. Os dados coletados foram sistematizados em uma planilha do Microsoft Excel ® e uma análise descritiva foi realizada.

Resultados

Foram avaliados 61 perfis, 100% tinham alguma irregularidade quando comparado com o que propõem o código de ética. As principais incoerências encontradas estavam na ausência da autorização por meio do TCLE, a não apresentação do número de registro do CRBM na bio e nas publicações. Nas publicações de antes e depois 57% dos perfis não incluíam na legenda a frase obrigatória (“Esta imagem não representa, em hipótese alguma, garantia de resultado. Cada ser humano tem características anatômicas e fisiológicas únicas”). Além disso, 66% dos perfis fazem uso de expressões que caracterizam, ou garantem, ou prometem ou induzem resultados. Quando avaliado se os profissionais compartilham vídeos de procedimentos, foi verificado que 61% dos profissionais publicam gravações em seus perfis.

Conclusões/ Considerações Finais

Esses dados demonstram que os biomédicos estetas não cumprem as recomendações do novo código de ética. Sendo assim, se faz necessário buscar formas de sensibilizar esse público e demonstrar a importância de o profissional cumprir com ética a sua profissão.

Palavras-Chave

Ética. Biomedicina. Estética. Redes sociais.

Área

Tema Livre

Instituições

UNOCHAPECÓ - Santa Catarina - Brasil

Autores

Luana Luana Jabonski, Beatriz da Silva Rosa Bonadiman