Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE IN VITRO DE EXTRATO METANÓLICO DE Cedrela fissilis SOBRE MACRÓFAGOS MURINOS E FORMAS PROMASTIGOTAS DE Leishmania spp.
Fundamentação/ Introdução
A leishmaniose é um grupo de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania, que abrange um espectro de apresentações clínicas desde formas cutâneas à forma visceral. As opções de tratamento atuais para a leishmaniose estão associadas a altos custos, efeitos colaterais graves e alta toxicidade. Na busca por novos medicamentos, avaliamos a ação do extrato metanólico de Cedrela fissilis (Cf) que tem sido utilizada na medicina popular no tratamento da leishmaniose além de outras propriedades biológicas relatadas como antivirais, antirreumáticas e anti-inflamatória.
Objetivos
Avaliar in vitro a citotoxicidade do extrato metanólico (EM) de Cf e suas frações sobre macrófagos e formas promastigotas de L. amazonensis (L.a.) e L. infantum (L.i.).
Delineamento e Métodos
Para este estudo experimental, o extrato metanólico (ME) e suas frações: hexano (HF), diclorometano (DCMF) e acetato de etila (EAF) foram obtidos da casca do caule de Cedrelafissilis (NIQFAR-UNIVALI; nº SisGen A985145).
Para avaliação in vitro da citotoxicidade, macrófagos derivados de medula óssea (BMDM) de camundongos BALB/c (CEUA/UNIVALI: 026/21) e formas promastigotas de L.a. e L.i foram tratados com diferentes concentrações dos extratos (50 - 500 μg/mL e 25-100 µg/mL, respectivamente) por 24h e avaliados pelo ensaio de MTT e alamar blue, respectivamente.
Resultados
Os resultados mostraram que as concentrações a partir de 200 μg/mL do HF, DMCF apresentaram toxicidade sobre BMDM, com concentração citotóxica de 50% (CC50) definida em 281,6 ug/mL para HF e 244,1 ug/mL para DCM. Para EM e a fração EAF os valores determinados de CC50 foram 1437,0 ug/mL e 648,6 ug/mL, respectivamente. O ensaio anti-promastigota mostrou atividade da fração HF no período avaliado sendo a concentração inibitória de 50% (IC50) determinada em 98,8 μg/mL para L.a. e de 116,7 μg/mL para L.i. com índice de seletividade de até 2,8 x pelo parasito.
Conclusões/ Considerações Finais
Sabendo que Cf faz parte da medicina popular para o tratamento da leishmaniose, novos estudos fitoquímicos para o isolamento de compostos ativos na fração HF e outros tempos de avaliação doextrato e frações são incentivados para novos testes neste modelo experimental de leishmaniose murina.
Palavras-Chave
Cedrela fissilis; extrato metanólico; Leishmania amazonensis; Leishmania infantum.; leishmaniose.
Área
Tema Livre
Autores
Louise Garcia, Keyla Furtado, Greice Rafaele Alves, Rivaldo Niero, Milena Menegazzo Miranda-Sapla