Dados do Trabalho


Título

Inativação de Staphylococcus aureus por terapia fotodinâmica mediada por curcumina solúvel em água.

Fundamentação/ Introdução

Introdução: Um dos grandes desafios da produção alimentícia para a garantia da qualidade e segurança dos alimentos é controle do crescimento microbiano, sendo Staphylococcus aureus um dos microrganismos mais importantes, pois também possui capacidade de formar biofilmes, formas 10 a 1000 vezes mais resistentes que as formas planctônicas. Devido a este desafio, novas técnicas são estudadas para tal controle, e a terapia fotodinâmica (TFD) apresenta-se como uma técnica promissora, valendo-se da ação de um fotossensibilizador (FS), como a curcumina (um polifenol de origem natural extraído do açafrão), luz e o oxigênio molecular, produzindo espécies reativas de oxigênio, levando a morte da bactéria.

Objetivos

Objetivos: Inativar S. aureus nas formas planctônica e em biofilme por meio da TFD com curcumina solúvel em água e luz LED azul.

Delineamento e Métodos

Métodos: O estudo experimental in vitro ocorreu com o cultivo de S. aureus ATCC 25923 tratado com curcumina solúvel em água, cedida por IFC Solutions (Liden, NJ, EUA), nas concentrações de 31,25µg/mL; 15,62µg/mL e 7,81µg/mL para ensaios com células planctônicas. As amostras foram incubadas por 30 minutos (min) de escuro e iluminadas com LED azul (440nm a 460nm) por 30 min e também por 10 min de escuro e 15 min de iluminação. O biofilme de 24h em poliestireno foi tratado com curcumina a 125µg/mL, 250µg/mL e 500µg/mL, e as amostras foram incubadas em 30 min de escuro e 30 min de iluminação. Foi determinado o log de unidades formadoras de colônias/ml (log UFC/ml) para células planctônicas e o log UFC/cm2 para o biofilme e comparado com os controles (sem curcumina).

Resultados

Resultados: Para células planctônicas foi observada redução de 5,4 log UFC/ml para 10 min de escuro com 15 min de iluminação na concentração de 7,81µg/mL do FS e não foram recuperadas células viáveis nas demais concentrações do FS na mesma condição. Para 30 min de escuro e 30 min de iluminação, não foram recuperadas células viáveis em todas as concentrações testadas. Já para o biofilme, observou-se redução de 0,35 log UFC/cm2 na concentração de 500µg/mL do FS, para 30 min de escuro e 30 min de iluminação.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões: A curcumina solúvel em água usada em baixas concentrações como fotossensibilizador na TFD teve efeito contra S. aureus na forma planctônica, mostrando-se uma potencial alternativa para descontaminar alimentos, porém não teve efeito significativo contra biofilme da espécie, ainda sendo necessário mais estudos devido a sua alta resistência.

Palavras-Chave

Palavras-chave: terapia fotodinâmica; Staphylococcus aureus; curcumina.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Julia de Lamare dos Santos Paula, Letícia Graziela Zavadzki Silva, Paula Aline Zanetti Campanerut-Sá, Fernanda Vitória Leimann, Jane Martha Graton Mikcha