Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE VITAMINA D EM MULHERES NA PÓS MENOPAUSA

Fundamentação/ Introdução

A menopausa é uma condição fisiológica associada a um declínio natural nos níveis de estrogênio e vários problemas de saúde estão associados a esta fase da vida das mulheres, dentre eles, a osteoporose. A saúde óssea também está intimamente associada a vitamina D, que é fundamental para absorção de cálcio, principal mineral presente no tecido ósseo. Sabendo-se que as fontes de Vitamina D muitas vezes são inadequadas, é interessante que mulheres na pós-menopausa mensurem regularmente os níveis de vitamina D

Objetivos

Avaliar os níveis de vitamina D e cálcio em mulheres após a menopausa

Delineamento e Métodos

A pesquisa foi iniciada após aprovação pelo comitê de ética em pesquisa sob o número 5.468.634. e contou com a participação de 10 mulheres, selecionadas de forma randomizada. Foi realizada punção venosa para mensuração dos níveis séricos de 25-hidroxivitamina D pela técnica de imunoensaio enzimático (ELISA), e cálcio por método enzimático colorimétrico. Além disso, foi aplicado um questionário sobre hábitos de vida e saúde.

Resultados

70% das mulheres analisadas estavam com a vitamina D abaixo dos níveis considerados desejáveis de acordo com a sua faixa etária, já 60% das mulheres estavam com os níveis de cálcio reduzidos. Quanto as respostas ao questionário, dores musculares e ganho de peso foram mais perceptíveis (60% e 80% respectivamente), e 60% das mulheres não se expõem ao sol.

Conclusões/ Considerações Finais

Neste estudo evidenciamos alta prevalência de hipovitaminose D e hipocalcemia em mulheres na pós menopausa. Várias doenças estão associadas aos baixos níveis de vitamina D, como redução dos níveis de cálcio e consequentemente prejuízos a saúde óssea. Portanto, é fundamental a dosagem laboratorial rotineira desta vitamina, para que, se necessário se faça a suplementação, principalmente em mulheres no período da menopausa, que por questões hormonais estão mais propensas a osteoporose. Além disso, exercícios físicos e uma dieta adequada são importantes para que estas mulheres passem por esse período com saúde e com autocuidado.

Palavras-Chave

Cálcio. Exposição solar. Suplementação. Osteoporose.

Área

Tema Livre

Instituições

IMED - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Débora Montemezzo, Karina Kirsten