Dados do Trabalho
Título
POTENCIAL AÇÃO ANTIHIPERGLICÊMICA DE EXTRATOS HIDROETANÓLICOS DE TAMARINDUS INDICA EM ANIMAIS
Fundamentação/ Introdução
O diabetes é uma desordem metabólica caracterizada pela hiperglicemia persistente e realcioanada a uma série de complicações clínicas. Uma dos mecanismos terapêutico do diabetes se dá através da inibição da alfa-amilase pancreática. Entretanto, esses fármacos causam diversos efeitos colaterais.
Objetivos
Reutilizar os resíduos de tamarindo (casca, semente e folha) descartados pela indústria alimentícia e avaliar o potencial uso sobre o controle da hiperglicemia.
Delineamento e Métodos
Foi preparado extrato hidroetanólico (70%) da casca, semente e folha do tamarindo, e avaliado o efeito de uma curva de doses sobre o teste de tolerância ao amido em camundongos. Os animais receberam uma solução de amido de milho (1g/Kg) e os extratos nas doses de 100, 250 e 500 mg/Kg via gavagem. A glicemia foi determinada em jejum e durante 2 horas após a administração do amido, com o auxílio de um glicosímetro (CEUA nº 9905181121).
Resultados
Os extratos da semente, casca e folha preveniram a hiperglicemia induzida pela administração do amido de forma dose dependente. A extrato da semente ( dose de 250mg/Kg) apresentou uma inibição mais intensa da absorção do amido e bastante semelhantes aos efeitos da acarbose, fármaco inibidor da alfa-amilase. Os extratos da semente e folha apresentaram o IC50 de 151,39 mg/mL e 457,69 mg/mL, respectivamente, enquanto a casca não foi capaz de diminuir o pico de glicemia em 50% nas doses avaliadas.
Conclusões/ Considerações Finais
O extrato hidroetanólico de resíduos do tamarindo é uma potenacial forma terapêutica que pode ser utilizada, ao menos como coadjuvante, no tratamento e controle da hiperglicemia em animais.
Palavras-Chave
Diabete; Tamarindo; Amilase, inibição enzimática.
Área
Tema Livre
Instituições
Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil
Autores
Gustavo Henrique Souza, Beatriz Paes Silva, Rosane Marina Peralta, Adelar Bracht, Anacharis Babeto Sá-Nakanishi