Dados do Trabalho


Título

EFEITOS ADVERSOS DAS INJEÇÕES INTRAMUSCULARES DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

Fundamentação/ Introdução

A toxina botulínica é substância produzida pelo bacilo anaeróbico portador de esporos conhecido como Clostridium botulinum, uma bactéria gram-positiva. Atualmente, existem oito tipos sorologicamente distintos do microrganismo Clostridium botulinum, conhecidos por A, B, C1, C2, D, E, F e G, os quais diferem entre si pela sua atividade biológica, bloqueando a liberação de acetilcolina – principal neurotransmissor na junção neuromuscular causando assim a paralisia do musculo em qual foi aplicada. Dentre esses sorotipos, a toxina botulínica tipo A (TBA) é mais potente e usada na área da estética.

Objetivos

Esta pesquisa foi conduzida mediante o objetivo de apresentar uma revisão bibliográfica sobre os possíveis efeitos adversos das injeções intramusculares de Toxina Botulínica tipo A.

Delineamento e Métodos

Nos últimos anos, houve uma grande procura na realização de procedimentos estéticos em prol dos padrões de beleza, como por exemplo o uso da TBA para fins estéticos. A TBA é usada na estética para paralisar e evitar os movimentos dos músculos onde é aplicada. E por ser um procedimento minimamente-invasivo, inúmeros profissionais que não possuem habilitação vem fazendo o seu uso, e com isso, ocasionando alguns problemas/intercorrências nos pacientes.

Resultados

De fato, qualquer tratamento estético por ter alguma intercorrência, onde o profissional que irá realizar a técnica deve ter total conhecimento anatômico, muscular e subcutâneo da face. A aplicação da TBA pode desencadear alguns efeitos adversos posteriormente a sua injeção e/ou do próprio produto em si, tais como: sangramento, ptose palpebral, perda da expressão, edema e assimetria e até mais graves como paralisia no músculo, lagoftalmo e disfagia.

Conclusões/ Considerações Finais

Podemos concluir que a TBA é um método minimamente-invasivo e extremamente eficaz, porém, é necessário a busca por profissionais qualificados e habilitados para a realização do procedimento afim de evitar os efeitos adversos e as complicações das suas aplicações intramusculares.

Palavras-Chave

TBA; toxina botulínica;

Área

Tema Livre

Autores

Maria Eduarda Capiche Gragel, Rodrigo Cé