Dados do Trabalho
Título
PRESENÇA DA SÍNDROME NEFRÓTICA EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA
Fundamentação/ Introdução
A síndrome nefrótica pode ser de causa renal, pode causar doenças autoimunes, metabólicas, diabete mellitus e lúpus eritematosos. Em idosos a síndrome nefrótica pode causar algumas doenças, assim, é importante o entendimento da doença e a prevalência da Síndrome Nefrótica no Brasil.
Objetivos
Descrever o que é a Síndrome Nefrótica, com breve apresentação de sintomas, avaliação clínica, estimativas, em idosos nos últimos anos.
Delineamento e Métodos
O presente trabalho se caracteriza como estudo de revisão de literatura. A busca dos artigos foi realizada em bases de dados científicos, sendo registrados os dados referentes ao objetivo, tipo de estudo, inclusão e exclusão de artigos, resultados e conclusões. Foram incluídos os artigos que estão disponíveis na íntegra, entre os anos de 2011 a 2022.
Resultados
Os estudos abordam segurança, eficácia e impacto na qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes idosos com síndrome nefrótica. Foi apontado que a demora na consulta e diagnóstico, diversidade de cuidados para pacientes com uso limitado de tratamentos imunossupressores e pior prognóstico pode ser prejudicial para os pacientes. Ressalta-se que o sucesso do tratamento está intimamente relacionado com a rapidez no diagnóstico.
Conclusões/ Considerações Finais
A síndrome nefrótica pode causar inúmeros malefícios na vida dos idosos, além de causar doenças, essa população é susceptível a outros problemas. Destaca-se a importância de um acompanhamento desses pacientes, com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, biomédicos e fisioterapeutas.
Palavras-Chave
Doença autoimune. Diagnóstico. Tratamento. Renal. Idoso.
Área
Tema Livre
Instituições
IMED - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Marílya da Silveira Baschera