Dados do Trabalho


Título

Efeito da fotobiomodulação utilizando LED 630 nm no tratamento do AVE: análise de GFAP e astrogliose reativa

Fundamentação/ Introdução

O acidente vascular encefálico (AVE) é uma condição que pode resultar em danos neurológicos e levar à incapacidade e morte. Alterações nas células gliais em patologias como o AVE podem desencadear astrogliose reativa, que pode levar à perda sináptica e morte neuronal, esse processo pode ser reconhecido pelo aumento da expressão de GFAP (proteína glial fibrilar ácida). Diversas intervenções têm sido propostas nos últimos anos como forma de prevenir e tratar o AVE, como a fotobiomodulação, a qual pode utilizar LEDs como fonte de luz, terapia que vem apresentando resultados promissores.

Objetivos

O objetivo foi avaliar a expressão de GFAP em modelo animal de AVE tratados com fotobiomodulação utilizando LED 630nm.

Delineamento e Métodos

A amostra foi composta por 45 ratos Wistar. Os animais foram divididos em três grupos: um grupo controle composto por 15 animais que não foram tratados e um grupo tratado com LED 630nm. Todos os animais foram submetidos à cirurgia estereotáxica para implante de eletrodos e posterior lesão eletrolítica para indução do AVE. A aplicação do LED foi realizada na região cerebral por 104 segundos, uma vez ao dia, iniciando após 12 horas da indução do AVC, pelo tempo necessário para cada grupo experimental. A dose utilizada neste estudo foi de 7 J/cm², totalizando uma densidade energética de 21 J/cm² no grupo tratado por 3 dias; 49 J/cm² no grupo tratado por 7 dias; e 147 J/cm² no grupo por 21 dias. As amostras histológicas da região afetada foram analisadas por imunohistoquímica.

Resultados

Foi observado que no grupo tratado, os astrócitos apresentaram-se com estruturas normais, sem espessamento das extensões, com menor expressão de GFAP após 7 dias, já o grupo controle permaneceu mais tempo com marcação de GFAP aumentada. (IMAGEM)

Conclusões/ Considerações Finais

Os resultados sugerem que o tratamento pode ter resultados promissores, sendo uma terapia acessível, de fácil aplicação e não invasiva.

Palavras-Chave

Acidente vascular encefálico,
Fotobiomodulação,
LED 630nm,
GFAP,
Astrogliose reativa

Área

Tema Livre

Autores

Maria Elvira Ribeiro Cordeiro, Eliane Goncalves de Jesus Fonseca, Felipe Figueiredo Moreira, Ivo Ilvan Kerppers, Emerson Carraro