Dados do Trabalho


Título

Doença Celíaca um grave problema de saúde pública métodos de diagnóstico: uma revisão de literatura

Fundamentação/ Introdução

A intolerância ao glúten é uma incapacidade do organismo em absorver os nutrientes do glúten, desta forma desencadeia a doença celíaca. Essa doença decorre de um processo inflamatório crônico no intestino delgado. O indivíduo diagnosticado com essa doença, não pode comer nenhum alimento que contenha glúten ou traços de glúten, em caso de ingestão o paciente desenvolve sintomas gastrointestinais que vão de leves a gravíssimos. Em casos mais graves a intolerância pode impactar também na absorção de outros nutrientes essenciais. Outro fator que é importante considerar é a dificuldade e demora para o diagnóstico desse tipo de doença que hoje é considerada autoimune.

Objetivos

O objetivo desse trabalho foi investigar através de uma revisão de literatura os principais métodos de diagnóstico utilizados para essa doença.

Delineamento e Métodos

Esse estudo trata-se de uma investigação qualitativa e retrospectiva sobre a doença celíaca, dificuldades e diagnóstico, que foi realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó. Como metodologia foi realizado uma revisão de literatura integrativa. As bases de dados utilizadas para busca foram PubMed, ERIC e Scielo, trabalhos publicados nos últimos 5 anos foram utilizados. Os descritores utilizados foram: Doença celíaca; Diagnóstico; Aspecto clínico; Manifestações clinica; Trigo modificado; Dietas restritas.

Resultados

Atualmente a base do diagnóstico da doença celíaca são as manifestações clínicas, através de marcadores sorológicos específicos, biópsia do intestino delgado, endoscopia digestiva e tipagem HLA. Os testes de anticorpos séricos são extremamente específicos e sensíveis à doença celíaca, existem 2 tipos deles: autoanticorpos dirigidos contra auto antígeno e anticorpos dirigidos contra agente agressor. A determinação de genótipos hla-dq2/-dq8 14 é importante no diagnóstico de doenças soronegativas e também para excluir a doença celíaca antes de iniciar uma provocação formal com glúten.

Conclusões/ Considerações Finais

Apesar da medicina estar bem avançada, infelizmente ainda o paciente precisa passar por vários testes invasivos para que o diagnóstico de doença celíaca seja confirmado. Soma-se a isso o fato de que não existem formas de tratamento comprovadas para os diversos distúrbios relacionados com o glúten, somente dietas bem restritas o que impacta significativamente na qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-Chave

Glúten. Doença Celíaca. Intolerância.

Área

Tema Livre

Autores

Sabrina Barili, Poliana Schmitz, Beatriz da Silva Rosa Bonadiman, Dyenifer Natalia Agne, Luís Felipe Pizzi Gnoatto