Dados do Trabalho


Título

Tolerância ao lipopolissacarídeo (LPS) e baixa ativação do eixo TLR-4/NF-κB em monócitos de pacientes com Covid-19 grave

Fundamentação/ Introdução

A doença do Coronavírus-2019 (Covid-19) é uma síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus SARS-CoV-2, cujos mecanismos imunopatogênicos ainda não foram completamente elucidados. A Covid-19 grave tem como características imunopatológicas a exaustão de células T, apoptose linfocitária, leucopenia e aumento de células imunossupressoras com o fenótipo CD14+HLA-DRlow, entre outras alterações. Além disso, níveis elevados de componentes microbianos na circulação podem indicar um estado comprometido de resposta imunológica do hospedeiro contra coinfecções em pacientes com Covid-19 grave.

Objetivos

O objetivo do trabalho foi de avaliar a produção de mediadores inflamatórios e o fenótipo de monócitos de pacientes com Covid-19 grave após estimulação in vitro com lipopolissacarídeo (LPS).

Delineamento e Métodos

Amostras de sangue total de pacientes dos grupos controle, Covid-19 leve e grave foram incubadas in vitro com LPS (1 e 10 ng/mL) durante 2 horas e a concentração de IL-1β, IL-6, IL-10, PGE-2, MCP-1 e TNF-α foi avaliada por multiplex ou ELISA. Além disso, o sangue total foi incubado com diferentes anticorpos monoclonais (anti-CD14, anti-CD284 e anti-HLA-DR ou anti-CD14, anti-NF-κB e anti-HLA-DR) para avaliação do fenótipo de monócitos por citometria de fluxo.

Resultados

A estimulação de células sanguíneas totais de pacientes com Covid-19 grave com LPS a 1 ng/mL levou a uma menor produção de IL-1β, IL-6, IL-10, TNF- α e maior geração de PGE-2 em relação a controles saudáveis (não infectados). Em relação ao fenótipo monocitário, os pacientes com Covid-19 grave apresentaram proporções menores de CD14+HLA-DRlow em relação a Covid-19 leve quando estimulada com 1 ng/mL e menores em relação aos controles saudáveis a 10 ng/mL; menor expressão de TLR-4 e menor ativação de NF-κB para ambas as concentrações em relação aos outros grupos. Os pacientes com Covid-19 grave apresentaram proporções maiores de CD14+HLA-DRlow e menor expressão de TLR-4 em relação ao grupos controle saudável e Covid-19 leve para ambos os tratamentos com LPS, além de uma menor ativação de NF-κB para a concentração de 10 ng/mL.

Conclusões/ Considerações Finais

Nossos dados fornecem evidências que durante a infecção aguda na Covid-19 grave, há uma menor produção de mediadores inflamatórios, menor expressão de TLR-4 e ativação de NF-κB em monócitos após a estimulação com LPS in vitro, indicando um estado de tolerância, o qual pode estar associado a um potencial risco de infecções secundárias.

Palavras-Chave

COVID-19, LPS, Inflamação, monócitos

Área

Tema Livre

Autores

Paulo Cesar Santana Filho, GILSON PIRES DORNELES, paula coelho teixeira, Leonardo B Rodrigues, Pedro R T Romão