Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÕES DE CARACTERÍSTICAS HISTOPATOLÓGICAS RELACIONADAS COM A DISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBAR

Fundamentação/ Introdução

A degeneração do Disco Intervertebral (DIV) ocasiona a Discopatia Degenerativa Lombar (DDL). Essa doença é considerada multifatorial e está relacionada à biomecânica, interação genética, ambiental e modificações celulares no DIV. Os principais sintomas relatados por pacientes com DDL são o sinal de Lasègue, lombalgia, dificuldade de movimento e equilíbrio dos membros inferiores. Atualmente a DDL é uma das patologias mais comumente tratadas cirurgicamente no mundo e no Brasil, trazendo prejuízos ao Sistema Único de Saúde e a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença.

Objetivos

Elucidar as principais características histopatológicas por meio das colorações de Hematoxilina e Eosina (H&E) e Verhoeff.

Delineamento e Métodos

Este estudo têm caráter observacional/experimental e foi aprovado pelo CEP/UCS. Foram realizadas as coloração de H&E e Verhoeff em 22 amostras, sendo 1 controle negativo da doença, coletadas de 16 pacientes, onde aspectos degenerativos importantes foram avaliados em ambas as colorações. Foram verificadas as seguintes características em H&E: fissura, número e diâmetro dos clusters de condrócitos, grânulos e desalinhamento do colágeno. E na coloração de Verhoeff a quantidade de elastina. Além disso, os dados obtidos foram relacionados com os dados clínicos-radiológicos dos pacientes.

Resultados

Dessa forma, os dados foram avaliados estatisticamente e foi possível determinar correlação positiva entre o diâmetro dos clusters de condrócitos e características como: Pfirmann, idade e número de clusters de condrócitos. A coloração de Verhoeff permitiu identificar correlação positiva com o questionário de dor aplicado ao paciente. Os dados clínicos e radiológicos foram correlacionados positivamente entre os pacientes do estudo. Fissuras e desalinhamento do colágeno também apresentaram correlação positiva.

Conclusões/ Considerações Finais

A associação de colorações podem indicar fatores degenerativos histológicos importantes para DDL, além de determinar uma correlação precisa com os dados clínicos-radiológicos dos pacientes. Dessa maneira, a ampliação das informações com a associação de outras colorações e novos parâmetros histológicos serão fundamentais para a determinação de novas relações importantes para o entendimento da DDL e o auxílio ao paciente.

Palavras-Chave

Hematoxilina e Eosina, Disco Intervertebral Degenerado, Verhoeff.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Milena Bassanesi, Bruna Lins, Manuela Peletti-Figueiró, Asdrubal Falavigna