Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE DISTINTOS PROTOCOLOS DE COLORAÇÃO DE VERHOEFF PARA VISUALIZAÇÃO DE FIBRAS ELÁSTICAS

Fundamentação/ Introdução

Verhoeff é considerada a coloração histológica mais eficiente para a verificação das fibras elásticas nos tecidos avaliados. As fibras elásticas fazem parte da constituição da matriz extracelular, juntamente com colágeno e fibras reticulares. São mais finas e formam uma cadeia tridimensional com função de fornecer elasticidade aos tecidos. Normalmente, as fibras elásticas se coram fracamente nas colorações de rotina e possuem alto índice de refração.

Objetivos

Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi comparar 4 protocolos de coloração de Verhoeff para delimitar a melhor e mais eficiente técnica para coloração das fibras elásticas.

Delineamento e Métodos

Esse estudo têm caráter observacional/experimental. Foram aplicados 4 protocolos diferentes de Verhoeff: Kit EasyPath, Kit WCor, Kit EasyPath e kit Wcor com modificações in house (mordente, álcool e Tiossulafto de sódio). Todos os protocolos foram realizados em Disco Intervertebral Degenerado Humano e em pele de ratos (estudos aprovados pelo CEP/UCS e CEUA/UCS). As amostras foram comparadas e avaliadas em microscópio óptico convencional (em objetiva de 40X) com registro de imagens, atribuindo quantidade de fibras elásticas para cada amostra por meio de escores e determinando a facilidade da visualização em cada protocolo de coloração testado.

Resultados

Assim, verificação das fibras elásticas foram definidas em ambos os tecidos avaliados. A coloração com o protocolo do Kit WCor não foi eficiente e geraram muitos artefatos, dificultando a análise, bem como o mesmo kit com as modificações in house. O Kit EasyPath mostrou a coloração das fibras elásticas de forma mais clara e eficiente, mas o mesmo Kit com a modificação in house (com adição de mais Tiossulfato de Sódio) aumentou a eficiência e a facilidade de delimitação das fibras elásticas nos tecidos.

Conclusões/ Considerações Finais

As fibras elásticas puderam ser facilmente visualizadas em ambos tecidos avaliados com o protocolo do Kit Easypath acrescentado de Tissulfato de Sódio, o que permitiu a diferenciação mais clara da elastina em detrimento do colágeno e outras estruturas dos tecidos.

Palavras-Chave

Verhoeff, fibras elásticas, Disco Intervertebral, pele.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Milena Bassanesi, Bruna Lins, Manuela Peletti-Figueiró, Asdrubal Falavigna