Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA DISPENSAÇÃO DE IVERMECTINA NA FARMÁCIA BÁSICA DE CAMPO BOM-RS ENTRE 2019 E 2021 E SUA UTILIZAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Fundamentação/ Introdução

Com o surgimento do vírus SARS-CoV-2, a ivermectina, que possui seu uso comprovado como antiparasitário, foi um dos fármacos testados devido a sua capacidade de inibir as proteínas importinas (IMP), comprometendo a replicação deste vírus. Os testes in vitro apresentaram uma redução de 94% da carga viral do SARS-CoV-2 em 48 horas. Devido a esta capacidade, muitos médicos iniciaram a prescrição deste medicamento de forma profilática à COVID-19, mesmo que, no entanto, estudos tivessem apontado que as doses utilizadas nos estudos in vitro não poderiam ser atingidas em estudos in vivo, pois seriam necessárias dosagens excessivas e até mesmo letais, podendo representar uma dosagem 17 vezes maior do que a máxima já testada in vivo.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as dispensações da ivermectina em uma farmácia básica do Município de Campo Bom- RS, entre os períodos de 2019 a 2021, relacionado aos fatores da utilização do fármaco durante a pandemia de COVID-19.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um levantamento de dados das dispensações do medicamento na UBS de Campo Bom feitas entre março de 2019 e março de 2021 e comparando com dados nacionais, além de uma revisão bibliográfica nos testes in vitro e in vivo realizados com a ivermectina.

Resultados

Com isso, foi observado que entre 2019 a 2020 houve um aumento no número de comprimidos de ivermectina dispensados, de 597 para 5071, tendo em vista que em março de 2021, quando ocorreu a segunda onda da pandemia, com o aumento de casos, o número de prescrições do medicamento aumentou 357% quando comparado com a média dos meses anteriores.

Conclusões/ Considerações Finais

Foi observado que o número de dispensações de forma exacerbada foi proporcional ao aumento do número de novos casos da Covid-19 e devido a inexistência de um tratamento comprovado e eficaz a ivermectina foi muito prescrita pelos profissionais mesmo não havendo evidências significativas de que os resultados alcançados in vitro pudessem ser alcançados in vivo, assim como a não recomendação do fabricante para tais fins. Seu uso off label não foi aprovado pelas agências reguladoras, sendo a vacinação a única forma comprovada de prevenção à doença.

Palavras-Chave

Ivermectina; Testes in vitro; Covid-19

Área

Tema Livre

Autores

Kaori Fukuoka, Karen Adam Santos, Fabiana Aparecida Souza Vieira