Dados do Trabalho
Título
EXAME MOLECULAR COMBINADO AO EXAME DE CULTURA COMO DIAGNÓSTICO PRIMORDIAL DA TUBERCULOSE
Fundamentação/ Introdução
A tuberculose é uma doença de grande importância epidemiológica desde a sua primeira descrição, em 1982. Seu agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis, um bacilo intracelular, estritamente aeróbico que possui suas características de transmissão bem descritas. Os métodos de diagnósticos, tratamentos e prevenção já existentes não evitam, de forma significativa, a disseminação desta bactéria, fazendo com que esta patologia ainda seja um problema de saúde mundial. Os últimos anos, muito atípicos, que decorreram durante um período de pandemia, fez com que os dados epidemiológicos brasileiros frente à doença ficassem fragilizados e demonstrassem um comportamento diferente à série histórica da Tuberculose.
Objetivos
Com isso, se faz necessário a observação da otimização das diferentes metodologias de diagnósticos para a obtenção de um melhor desfecho na aplicação de tratamentos e na coleta de dados para o embasamento frente a necessidade urgente de novas decisões epidemiológicas. Atualmente, no Brasil, são disponibilizados três exames para o diagnóstico da doença, sendo eles: baciloscopia de escarro, teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB)/(Genexpert MTB/RIF) ou cultura, sendo necessário a positividade em pelo menos um dos exames. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os benefícios da combinação do diagnóstico molecular a outras metodologias.
Delineamento e Métodos
Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de artigos selecionados, que foram publicados entre os anos de 2018 e 2022, sendo extraídos da plataforma PubMed e escritos na língua inglesa.
Resultados
Os mesmos apresentaram maior sensibilidade na utilização de técnicas de biologia molecular em concomitância a outras técnicas de diagnóstico convencionais, e que há benefícios na utilização da metodologia molecular para diagnóstico primordial da doença, principalmente quando associado ao exame de cultura. Dentre os benefícios foram descritos: Aumento da sensibilidade, agilidade na liberação do exame, além da avaliação da resistência à rifampicina e a imparcialidade na qualidade de amostra expectorada.
Conclusões/ Considerações Finais
Tais benefícios possibilitam um diagnóstico mais preciso auxiliando no tratamento imediato, e assim, melhorar os impactos à saúde pública.
Palavras-Chave
Tuberculose; Biologia molecular; Epidemiologia
Área
Tema Livre
Autores
Kaori Fukuoka, Fabiana Aparecida Souza Vieira