Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIAS PARA INCERTEZAS EM RESULTADOS DE MEDIÇÃO EM PESQUISAS BIOMÉDICAS: VISÃO GERAL

Fundamentação/ Introdução

A metrologia, ciência das medições, possibilita correlacionar aspectos de processos de medição que influenciam na confiabilidade dos resultados. Respeitando-se uma estrutura preconizada de níveis hierárquicos de padrões ou materiais de referência certificados nacionais e internacionais, aos quais as medições são rastreáveis, é possível estimar as faixas de incertezas associadas aos dados obtidos. Porém, para obter níveis confiáves de incertezas estimadas, o experimentalista deve ter domínio dos procedimentos e técnicas de medição ou amostragem, bem como conhecer meios de identificar as principais variáveis que afetam os resultados. Desse modo, tomadas de decisões feitas a partir dos dados experimentais gerados serão realizadas com confiabilidade metrológica.

Objetivos

Destacar parâmetros que influenciam na confiabilidade e nos valores das faixas de incertezas de medições de dados laboratoriais.

Delineamento e Métodos

Realizou-se uma revisão de literatura narrativa, com buscas de artigos publicados em inglês ou português no portal de periódicos CAPES, que abordam incerteza de medição nas áreas médica e biomédica, além de leitura de normas e recomendações publicadas sobre o tema.

Resultados

Dentre os fatores que contribuem para as incertezas nas medições, destacam-se: propriedades de materiais (insumos, reagentes); mecanismos (físico, químico, biológico) de processos; características de equipamentos ou instrumentos de medição (faixas nominais, resolução, incerteza do certificado de calibração); condições ambientais (vibrações, temperatura, pressão, umidade relativa, concentração de gases e de partículas); procedimento ou técnica de medição; variabilidade biológica e modo de interação/tropismo do material biológico com as substâncias teste ou referência. Embora saiba-se que não há medição isenta de incerteza, a literatura mostra que a estimativa deste parâmetro não é comumente abordada em publicações de investigações laboratoriais na área biomédica, e é evidenciado que há equívocos entre os conceitos de incerteza e erro, que às vezes são tratados como similares, embora sejam conceitos distintos.

Conclusões/ Considerações Finais

Características de materiais, equipamentos, ambiente, procedimento experimental e variabilidade biológica influenciam nas incertezas de resultados de medições. Poucos artigos da área biomédica discutem as incertezas dos dados experimentais. Logo, conclui-se que é necessário disseminar conhecimento abordando o tema.

Palavras-Chave

Metrologia; Incerteza de medição; Confiabilidade Metrológica; Investigações Laboratoriais

Área

Tema Livre

Autores

Maria Helena Farias