Dados do Trabalho


Título

Atividade antiparasitária de produtos secretados por bactérias sobre cultura de Trypanosoma cruzi

Fundamentação/ Introdução

Introdução/Fundamentos: A doença de Chagas é uma enfermidade tropical de extrema relevância, apresentando alto índice de infectados e possuindo importante impacto socioeconômico, porém as drogas disponíveis possuem efetividade restrita, sendo essencial a busca de novos medicamentos. As bacteriocinas têm apresentado efeitos citotóxicos contra bactérias potencialmente patogênicas e protistas, incluindo Trypanosoma cruzi, assim podem se tornar potenciais candidatos à terapia ou profilaxia da doença de Chagas.

Objetivos

Objetivos: O presente estudo teve por finalidade avaliar o efeito da bacteriocina secretada por Pediococcus acidilactici sobre cultura de epimastigotas de cepa Y de Trypanosoma cruzi.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Neste estudo experimental e quantitativo, 106 epimastigotas/ml foram incubadas entre 25-28°C em meio LIT (“Liver Infusion Tryptose") e expostas à bacteriocina nas concentrações de 12,5%, 25%, 50% e 75% durante 24 horas. Culturas tratadas com violeta genciana a 62,5 µg/ml e não tratadas (cultivos puros) foram utilizadas em todos os ensaios, respectivamente, como controles positivo e negativo de inibição do crescimento. Após a incubação, o número de epimastigotas foi estimado a partir de contagens em câmara de Neubauer e a morfologia dessas formas foi analisada em esfregaços corados com Giemsa a 0,3%. Os ensaios com a bacteriocina foram realizados em triplicata. Os resultados do ensaio foram expressos como a média ± o desvio padrão.

Resultados

Resultados: Apenas as culturas expostas a 75% de bacteriocina apresentaram redução do crescimento, em 52,7%, e mostraram alterações morfológicas, como arredondamento, aumento das formas e desorganização flagelar, quando comparadas aos cultivos puros.

Conclusões/ Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: Os resultados apresentados demonstram que os produtos secretados pela bactéria P. acidilactici podem interferir na multiplicação do protozoário, possivelmente por alterar a permeabilidade celular, evidenciado a partir das alterações microscópicas observadas nas epimastigotas.

Palavras-Chave

Palavras chaves: Doença de Chagas. Bacteriocina. Antiparasitário.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade do Oeste Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Luciana Kimie Shimabukuro, João Guilherme Araujo Matarazo, Lizziane Kretli Winkelstroter Eller, Eliana Peresi Lordelo, Thaís Batista Carvalho