Dados do Trabalho


Título

Problemática do descarte de medicamentos domiciliar de forma incorreta

Fundamentação/ Introdução

O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo, mas existe pouca legislação referente ao descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação. A Anvisa possui uma lista de postos de coleta credenciados - o processo todo é regido pela norma descarte de medicamentos é um problema que ocorre no mundo todo e é relativamente novo. Ele apresenta riscos à água, ao solo, aos animais e também à saúde pública. Nos Estados Unidos, a população recebe orientações para descartar medicamentos na privada ou no lixo, pois eles dão prioridade a reduzir o risco de uso não intencional ou overdose. Mas o risco ambiental emergente está presente nesse tipo de atitude, devido ao “micro poluentes”. Cerca de 20% de todos os medicamentos que utilizamos são descartados de forma irregular.

Objetivos

Conscientizar a população para o correto descarte de medicamentos vencidos e inutilizáveis em postos de coletas autorizados, desencorajando o descarte incorreto e contribuindo para a redução da contaminação do meio ambiente.

Delineamento e Métodos

Pesquisa realizada, por meio de sites eletrônicos científicos, que citam o assunto sobre descarte incorreto de medicamentos, consulta realizada na revista cientifica da UFF (universidade federal fluminense), Pubmed e Scielo.

Resultados

a conscientização populacional do descarte correto dos seus medicamentos sem poluição ambiental.

Conclusões/ Considerações Finais

considerando o atual índice de descarte incorreto de medicamentos, ao índice correto que pode ser alcançado para a não poluição do meio ambiente com programas de conscientização será de mas alcance de pessoas para o descarte correto de medicamentos e assim uma diminuição agravante de poluentes em locais impróprios.

Palavras-Chave

descarte, Medicamentos e lixo

Área

Tema Livre

Autores

Glena Leticia Tenório , João Pedro Oliveira, Lucas Santos da Silva, Raquel Santos Silva