Dados do Trabalho
Título
Alzheimer: Em uma visão panorâmica do século XX ao que se espera em 2050
Introdução
A doença de Alzheimer (DA), caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em 1907, é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível de aparecimento insidioso, que acarreta perda da memória e diversos distúrbios cognitivos. A incidência ao redor de 60 anos de idade, ocorre de forma esporádica, enquanto que a DA de acometimento precoce, tem incidência ao redor de 40 anos, mostra recorrência familiar. Durante várias décadas esse diagnóstico ficou reservado a tais casos de demência degenerativa pré-senil, em oposição aos casos bem mais frequentes e já conhecidos no início do século XX de demência senil. Foi apenas muitas décadas após, no final dos anos 60, que diferentes estudos demonstraram que a então denominada doença de Alzheimer e a demência senil eram, na realidade, a mesma condição clínico-patológica, embora com algumas diferenças de apresentação clínica. A partir da década de 70, o termo doença de Alzheimer passou a ser empregado de forma indistinta para os casos de demência degenerativa que apresentavam as lesões cerebrais descritas como placas senis e emaranhados neurofibrilares, independentemente da faixa etária de início dos sintomas.
Em 1984 um grupo de pesquisadores propôs critérios diagnósticos para a doença de Alzheimer, que passaram a nortear as pesquisas e a atividade clínica de atendimento a estes pacientes. E à expectativa com o aumento em pessoas idosas de uma estimativa de 524 milhões em 2010 para aproximadamente 1,5 bilhão em 2050.Comparativamente a Alzheimer Disease International estimava que em 2010 haveriam aproximadamente 36 milhões de pessoas mundialmente com alguma forma de demência, sendo que os números duplicariam a cada 20 anos, chegando a cerca de 66 milhões de casos em 2030 e 115 milhões em 2050.
Objetivos
Realizar uma pesquisa bibliográfica descritiva, com o objetivo de identificar produções cientificas em periódicos nacionais e internacionais sobre a doença de Alzheimer
Descrição do Caso
O Alzheimer é um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que afeta a memória e as habilidades de pensamentos. a doença acomete, principalmente, pessoas com mais de 60 anos, mas pode ocorrer em pessoas mas jovens.
Conclusões/ Considerações Finais
Considerando a expectativa de vida média de alguém com a doença é de 8 anos após o diagnóstico, mas alguns podem chegar aos 20 anos, estando em condições saudáveis favoráveis ao tratamento.
Área
Tema Livre
Autores
Glena Leticia Tenório, Lucas Santos da Silva, Raquel Santos Silva