Dados do Trabalho


Título

DERMOGRAFISMO E VACINA COVID-19: UMA REVISÃO DE RELATOS APÓS A VACINAÇÃO

Fundamentação/ Introdução

O dermografismo sintomático (DER) é um tipo de urticária crônica que pode ser desencadeada por pressão aplicada à pele, que resultará então em uma elevação da área pressionada e coceira na região. Uma pequena porcentagem das pessoas que receberam as vacinas mRNA Moderna ou Pfizer-BioNTech relatam o surgimento do DER pouco tempo após receberem as doses.

Objetivos

O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura acerca de relatos sobre o desenvolvimento de DER sintomático após a administração das vacinas Moderna ou Pfizer-BioNTech.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão da literatura e utilizadas as bases de dados Pubmed, NCBI e Aimspress, dos quais resultaram em cinco manuscritos incluídos e seis excluídos.

Resultados

Embora o número de relatos seja baixo, a literatura demonstra que há uma correlação entre as vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech para COVID-19 e o DER. Os estudos indicam que (i) o Polietilenoglicol (PEG) pode estar relacionado às reações adversas, além de (ii) uma resposta exagerada do sistema imune às vacinas mRNA, visto que DER é um sintoma relacionado à infecção pelo SARS-CoV-2. Com a quantidade limitada de estudos sobre esta reação específica, torna-se difícil encontrar uma substância particular do conteúdo das vacinas que possa ser considerada um agente causador, contudo estas duas hipóteses são as mais prováveis até o presente momento.

Conclusões/ Considerações Finais

De acordo com a literatura, o PEG pode causar reações alérgicas em pacientes sensíveis ao polímero. Ademais, também indica que alguns pacientes com COVID-19 desenvolvem DER, logo são necessários mais estudos para determinar se as vacinas analisadas causam DER ou apenas estimulam uma reação já existente.

Palavras-Chave

Urticária crônica; dermografismo sintomático, COVID-19, vacina.

Área

Tema Livre

Instituições

UNICNEC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Emerson Alves Silva, Gabriel Corteze Netto, Camilla Lazzaretti