Dados do Trabalho


Título

Efeito do uso de probióticos via oral no tratamento da acne vulgar

Fundamentação/ Introdução

A acne vulgar é uma doença crônica não infecciosa que acomete em média 85% da população mundial. Trata-se de uma doença multifatorial e muitas de suas causas ainda são desconhecidas. O mecanismo que leva os probióticos a rechaçarem a acne não foi ainda não foi totalmente esclarecido, mas alguns estudos possuem resultados consideráveis.

Objetivos

Esta pesquisa tem como objetivo principal revisar artigos sobre o estudo do uso de probióticos no manejo da acne vulgar publicados recentemente.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo de revisão sistemática de literatura, estudos clínicos – período de 2010 a julho de 2021. Esses trabalhos foram pesquisados nos portais de periódicos científicos, tais como: BVS e CAPES e nas bases de dados Medline, PubMed, Scielo, LILACs e PEDro. Entretanto, 99,79% dos artigos identificado está publicado no PubMed e 0,21% na CAPES, totalizando a pesquisa no total de 471 estudos. Para seleção dos trabalhos pesquisados, realizou-se através da estratégia PICO e empregou-se os seguintes descritores: “probióticos”, “acne vulgar”, “tratamento” e “propionibacterium”, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Resultados

Na consulta das 471 produções cientificas fez-se como referências relativas – a eficácia do uso de probióticos no manejo da acne vulgar – na qual, apenas dois estudos tratam de estudos clínicos randomizados e controlados. Na análise dos dados dos trabalhos publicados observou-se que os probióticos desempenham papéis importantes na modulação das células e interfere diretamente nos processos inflamatórios como a acne vulgar. Além disso, evidencia-se o uso de probióticos como coadjuvantes nos tratamentos pré-existentes de acne como peróxido de benzoila, antibióticos (minociclina e tetraciclina), cremes tópicos, gel de limpeza e nutricosméticos, assim, assegurar sua eficiência no tratamento a que se destina.

Conclusões/ Considerações Finais

OS estudos demonstram que os probióticos são eficazes juntamente com a terapias combinadas para o tratamento da acne vulgar, porém, ainda são poucos os estudos relacionados ao tema abordado. Entretanto, esta pesquisa não tem intuito de cessar os estudos, tanto que, se faz necessário que haja uma investigação mais profunda ao tema abordado, com a realização de uma nova formulação de pesquisas. Em que se priorize um tamanho de amostra maior e também maior tempo de aplicabilidade, na qual, sugere-se variar por um período de três a seis meses.

Palavras-Chave

Probioticos; Acne Vulgar; Tratamento; Propionibacterium.

Área

Tema Livre

Autores

Gabriela Esser Braz, Michele Roberta Santos, Gabriela Moreno Marques, Deisy Silva Fernandes Nascimento , Diego Zapelini Nascimento