Dados do Trabalho


Título

Análise microbiológica da água e parasitose: anemia decorrente da parasitose em crianças de um município do Sul de Santa Catarina

Fundamentação/ Introdução

A anemia é a redução do nível sérico de hemoglobina. Está associada também as parasitoses intestinais, diretamente ligada a infância e é um grande agravo de saúde pública, podendo essa contaminação está interligada ao escasso saneamento básico.

Objetivos

Estimar a prevalência de anemia em crianças decorrente de alguma parasitose.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo, transversal e quantitativo, a partir da coleta de dados por meio de prontuário que são alimentados manualmente pelos profissionais do Centro de Especialidades do Município de Gravatal/SC, além de dados sobre a análise da água obtidos na Vigilância Sanitária Municipal. Foram incluídos na pesquisa prontuário de crianças de 01 à 12 anos, de ambos os sexos, atendidas de Janeiro á Dezembro do ano de 2020, no Centro de Especialidades pelo médico pediatra do município de Gravatal, e os laudos de análise de água mais recente de cada bairro. Foram excluídos prontuários e laudos com ausência de dados sobre hemograma, parasitológico de fezes, pesquisa de coliformes totais e fecais e conclusão.

Resultados

No início da pesquisa, foram disponibilizados 224 prontuários, entretanto foram utilizados apenas 39, que se encaixavam nos critérios de inclusão do presente estudo, sendo estes, crianças de 0 a 12 anos atendidas no Centro de Especialidades no município de Gravatal/SC, bem como os bairros com pelo menos uma análise de água do ano de 2020. Coliformes totais foram encontrado em 5 (%) dos 11 bairros coletados, já os coliformes fecais constaram nos resultados de 3 (%) deles. Por fim, dentro das análises microbiológicas de água, concluíram que de 11 bairros do município envolvidos na pesquisa, apenas 3 (27,27%) apresentaram condições impróprias para o consumo. Referente ao exame do parasitológico, dos 39 pacientes do estudo, apenas 2 apresentaram presença do parasita Giardia lamblia no exame. Em relação as variáveis clínicas, 31 (79,5%) pacientes apresentaram resultados dentro do valor de referência. A hemoglobina variou de 10,3% a 15,0%. Já o hematócrito variou de 31% a 45%. Ainda com base nos dados de hemoglobina e hematócrito, 8 crianças foram classificadas com anemia, das quais 6, foram meninos.

Conclusões/ Considerações Finais

Neste estudo, a relação da anemia decorrente a parasitose foi baixo, entretanto, deve-se considerar que a pesquisa foi realizada em bairros os quais possuem uma população com um menor poder aquisitivo, por isto a escassez da realização de exames, sendo este um possível viés da pesquisa.

Palavras-Chave

Água; Anemia; Parasitose.

Área

Tema Livre

Autores

Diego Zapelini Nascimento, Gabriela Moreno Marques, Thamirys Fernandes Nascimento, Fabiana Schuelter-Trevisol, Deisy Silva Fernandes Nascimento