Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA QUALIDADE MICROBIOLOGICA DA AGUA DE CONSUMO HUMANO E DE HEMODIALISE DE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE DO TRIANGULO MINEIRO DE 2017 A 2018
Fundamentação/Introdução
A hemodiálise é um procedimento de filtragem sanguínea auxiliando pessoas com deficiência renal. Estima-se que quase 4,8% da população brasileiros possua alguma deficiência renal em diferentes níveis, exigindo assim um tratamento de filtragem de toxinas presentes no sangue através de rins artificiais. Para o processo, utiliza-se água tratada na filtragem e analisada de acordo parâmetros específicos contidos nas legislações vigente. O processo pode acarretar alguns danos a saúde do paciente, inclusive infecções por bactérias, fungos, protozoários, algas dentre outros, que necessitam tais exigências nas análises microbiológicas.
Objetivos
Ponderar a qualidade microbiológica da água para consumo humano, bem como, a utilizada para uso em sistema de hemodiálise de um hospital de grande porte do triângulo mineiro, levando em consideração parâmetros descritos na RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC N° 11, DE 13 DE MARÇO DE 2014, Portaria 2914 de 12 de Dezembro de 2011 e Parâmetros de acordo com a Portaria Consolidação n° 05 de 28 de setembro de 2017 Anexo XX.
Delineamento e Métodos
O presente estudo descritivo, levou em consideração a análise dos resultados microbiológicos presentes nos laudos de qualidade da água para consumo humano e água utilizada no sistema de hemodiálise, emitidos respectivamente pelos laboratórios, HB soluções LTDA e TASQA análise microbiológica nos anos de 2017 e 2018.
Resultados
Dentro do período de 2017 a 2018, foram realizadas 118 coletas para análise da qualidade da água da hemodiálise. Destas, 94 amostras foram especificas para a água utilizada no sistema de hemodiálise e 24 amostras encaminhadas para análise da qualidade para consumo humano. Do total de 118 amostras, verificamos que 5,93% das amostras continham desvio padrão, em relação aos parâmetros em consonância com a legislação vigente. Analisando separadamente a qualidade de água destinada para uso dos serviços de hemodiálise e a qualidade do consumo humano, das amostras específicas para o sistema, identificamos 5,32% das amostras com desvio padrão e 4,17% para consumo humano. Todas as amostras analisadas com desvio padrão, apresentaram bactérias heterotróficas na análise.
Conclusões/Considerações Finais
Levando em consideração as análises realizadas, identificamos a necessidade de correções e prevenções ao longo do processo, a fim de evitar os desvios padrões contidos nas análises, garantindo assim, uma qualidade excelente nos serviços prestados pelo serviço de hemodiálise.
Palavras-chave
Água para hemodiálise, Água para consumo humano, Água para sistema de diálise, Análise Microbiológica.
Área
Tema livre
Autores
Cintia Martins Ribeiro, Alessandra Akemi Satokata, Caio Augusto Lima, Elisandro Souza Batista, Tatiany Calegari