I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO EM JALECOS DE PROFISSIONAIS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO- PE

Fundamentação/Introdução

A contaminação por microrganismos é um achado comum em ambiente hospitalar, tanto em maquinas como em equipamentos de proteção individual (EPI’s). O jaleco acompanha o profissional da saúde desde a graduação, embora seja um meio de proteção o jaleco pode oferecer riscos de contaminação, já que este simultaneamente com o profissional entra em contato com pacientes hospitalizados, fluidos biológicos e bancadas de laboratórios, o que pode gerar uma disseminação de microrganismos patogênicos multirresistentes, sendo as mãos e os punhos as principais vias de transmissão de contaminações

Objetivos

Avaliação e identificação de microrganismos presentes em jalecos utilizados pelos profissionais de saúde de um hospital público em Salgueiro-PE.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo experimental e clínico desenvolvido de março a junho de 2018. Durante Março de 2018 realizou-se a coleta das amostras, a unidade conta com 600 funcionários, destes 210 profissionais de diversas áreas forneceram jalecos para a pesquisa, as coletas se deram através de swabs e frascos com solução salina. Durante os meses de Abril e Junho de 2018 realizou-se a identificação dos patógenos. Em ambiente laboratorial as amostras foram acondicionadas em meio BHI líquido em uma estufa bacteriológica a 37,0ºC, após 24 horas as amostras foram semeadas em meio de cultura específicas como o cromoágar (CPS) para identificação de enterobactérias.

Resultados

De acordo com as amostras colhidas e analisadas obteve-se um total de 45,27% de jalecos contaminados por Eschericia coli, Klebsiela, e Proteus

Conclusões/Considerações Finais

Embora sejam EPI’s, os jalecos constituem uma forma de transmissão de microrganismos de interesse clínico, resistentes aos antimicrobianos, e que podem gerar agravos à saúde do profissional.

Referências

CARDOSO, A. C. M. et al. Avaliação das condições higiênico – sanitárias de jalecos e mãos de profissionais de saúde, usuários de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar. Rev Hig Aliment, v. 24, n. 180/181, p. 43-47, 2010.
LOVEDAY et al., Public perception and the social and microbiological significance of uniforms in the prevention and control of healthcare-associated infections: an evidence review. Br J Infec Control., v.8, n. 4, p.10-21, 2007.

Palavras-chave

Contaminação; Enterobactérias; Jalecos

Área

Tema livre

Autores

RAUL SOUSA ANDREZA, Paula fabricia de sousa barros, fabiola fernandes rodrigues galvão