Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA DE PARASITOSES EM DUAS COMUNIDADES PRE-ESCOLARES DA REGIÃO DE GUARAPUAVA/PR
Fundamentação/Introdução
As parasitoses intestinais é um grande problema de saúde pública, principalmente em países que estão em desenvolvimento econômico onde os mesmos se encontram com o saneamento básico escasso ou deficiente, os maus hábitos de higiene contribui para sua disseminação. Crianças em idade pré-escolar estão mais propensas a infecções e reinfecções devido aos baixos conhecimentos profiláticos e ao processo desenvolvimento imunitário, assim a disseminação de doenças parasitárias torna-se fácil no meio em que vivem.
Objetivos
Investigar a prevalência de parasitoses em duas comunidades pré-escolares da região de Guarapuava/PR e verificar se as comunidades estão adotando medidas profiláticas para prevenção e controle da doença.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo do tipo experimental transversal prospectivo. Os responsáveis legais da criança responderam um questionário socioeconômico, com questões abordando o tipo de moradia, o contato direto com a terra, a higienização das mãos, a origem da água, se possui horta em casa e instalação sanitária. Foram analisadas 39 amostras através dos métodos de Faust et al., (1939) e Hoffman, Pons e Janer (1934), sendo 22 crianças de uma creche e 17 de outra.
Resultados
Das 39 amostras fornecidas pelas crianças que frequentam as duas creches nenhuma apresentou positividade para algum tipo parasitário. Através do questionário aplicado aos responsáveis legais foi possível relacionar com os resultados desta pesquisa que mostrou que todas as moradias apresentaram instalação de água encanada adequada provinda pela distribuidora da cidade, 75% das moradias possuíam instalação sanitária e a maioria das crianças realiza a higienização das mãos de 4 a 5 vezes ao dia.
Conclusões/Considerações Finais
A ausência de parasitos intestinais entre as crianças que participaram do estudo são indicativos de boas condições relacionadas ao saneamento básico e de higiene pessoal.
Palavras-chave
Parasitoses, prevalência, pré-escolares
Área
Tema livre
Autores
Alisson Gumiero, Gonzalo Ogliari Dal Forno, Daniela dos Santos, João Frederico Musial