Dados do Trabalho
Título
Avaliação do conhecimento sobre a Sífilis e das ISTs entre alunos do ensino médio técnico na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Fundamentação/Introdução
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida sexualmente (Sífilis adquirida) e verticalmente (Sífilis congênita), causada por uma bactéria, o Treponema pallidum, que possui forma de espiroqueta sendo altamente contagiosa. O VDRL e FTA-abs são os testes mais usados para o controle e diagnóstico dessa doença, e para o tratamento a droga mais usada e mais eficaz é a penicilina benzantina, que hoje se encontra em escassez no Brasil e no mundo.
Objetivos
Devido ao aumento da incidência desta doença entre os jovens, propomos avaliar o conhecimento dos alunos de uma escola técnica particular da zona Oeste do Rio de Janeiro sobre a Sífilis e a importância da educação em saúde para que haja prevenção da Sífilis e das demais ISTs.
Delineamento e Métodos
Foi aplicado um questionário com 06 perguntas sobre a Sífilis, que abrangiam o conhecimento geral sobre o agente causador da doença, como pode ser adquirida, se existe cura, tratamento e se já ouviram falar sobre a doença.
Resultados
Os resultados apontaram que mesmo com informações sobre a infecção e sobre as de formas de prevenção, 96% dos entrevistados afirmaram já terem ouvido falar sobre a doença, as pessoas ainda possuem muitas dúvidas e desconhecem alguns pontos importantes sobre a doença.
Foi observado que 67% dos entrevistados sabem que a doença é de origem bacteriana, tornando a Sífilis até hoje como a IST de maior incidência no mundo, entretanto, somente 6% dos entrevistados acertaram todas as formas de contágio da doença.
Conclusões/Considerações Finais
Com base no observado em nosso estudo, sugerimos que para melhorar o conhecimento desta e das outras ISTs pelos jovens é necessário a criação e a intensificação de campanhas de conscientização por órgãos responsáveis da área de saúde.
Palavras-chave
Sífilis, Treponema, Conhecimento, ISTs
Área
Tema livre
Instituições
universidade castelo branco - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Ludmila Gonçalves, Ana Cristina Rivas, Camila Lemos, Patricia Camera