Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO POTENCIAL ANTIFUNGICO DE BACTERIAS ISOLADAS DO SOLO DO MUNICIPIO DE IRANDUBA
Fundamentação/Introdução
No solo habitam diversas bactérias de interesse biotecnológico devido a possibilidade de produzirem metabólitos secundários bioativos com vasta aplicação em diversos setores da indústria, com destaque para a produção de antibióticos.
Objetivos
Isolar, purificar e conservar as bactérias associadas ao solo do município de Iranduba e avaliar a atividade antifúngica contra duas de espécies de Candida spp.
Delineamento e Métodos
O estudo foi de caráter experimental. O solo foi coletado na comunidade São Sebastião localizado no município de Iranduba. Em câmara asséptica, diluiu-se 1g de solo em 10 mL de água destilada autoclavada, e realizou-se o inóculo de 50 µL da suspensão em três plascas de pétri contendo meio Batata Dextrose Ágar (BDA) suplementado com Cetoconazol (C = 25 mg/mL) sendo incubadas à 28 ºC ao longo de 15 dias. As linhagens foram purificadas através da técnica de estrias cruzadas e preservadas em glicerol 20%, sendo armazenadas à - 4 ºC. As linhagens testadas foram cultivadas em meio ágar YES por 4 dias à 28 ºC. Em seguida, os blocos de gelose de 10 mm de diâmetro foram removidos para a realização dos testes antifúngicos. As leveduras patogênicas Candida albicans e Candida tropicalis foram cultivadas em caldo sabouraud à 36 ± 1 ºC por 24 horas. A concentração de células foi padronizada na escala 0,5 da McFarland. Com o auxílio de um swab, semeou-se a suspensão de células em placas contendo meio sabouraud. Os blocos de gelose de cada bactéria foram colocados em ponto central nas placas inoculadas com cada patógeno. O experimento foi realizado em triplicata e incubado por 72 horas à 36 ± 1 ºC.
Resultados
Dentre as linhagens isoladas e preservadas, foram selecionadas 5, de maneira aleatória, para a avaliação antifúngica. As linhagens receberam códigos de trabalho de B1 à B5. Com relação a atividade antifúngica, a bactéria B1 apresentou um halo de inibição de 29 mm para C. albicans e 38 mm para C. tropicalis. Já a bactéria B2 formou halos com valores de 32 mm e 36 mm para C. albicans e C. tropicalis, respectivamente.
Conclusões/Considerações Finais
Neste estudo, foi possível demonstrar o potencial antifúngico das bactérias isoladas do solo de Iranduba devido a sensibilidade apresentada pelos patógenos testados. Futuramente, serão realizados trabalhos complementeres com relação a produção e caracterização de moléculas bioativas derivadas do seu metabolismo secundário.
Área
Tema livre
Autores
Paulo Alexandre Lima Santiago, Sara Raquel Silveira Silva, Carina Castro Souza, Vera Lucia Falcão Sarmento, Andreia Almeida Carmim, Socorro da Silva Barbosa, Agatha Lorraine Silva Cruz