I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

FOSFATIDILETANOL (PETH) COMO BIOMARCADOR NA DETECÇAO DE ABUSO DE ALCOOL EM VITIMA DE TRAUMA

Fundamentação/Introdução

O trauma é um dos principais problemas em saúde pública no mundo, sendo a primeira causa de morte entre 1 e 49 anos no Brasil. A relação entre trauma e uso de álcool e outras substâncias psicoativas está bem descrita na literatura, sendo que os pacientes que utilizaram alguma substância psicoativa têm uma probabilidade maior de sofrer novos traumas no futuro.

Objetivos

O fosfatidiletanol (PEth), metabólito direto do etanol, é um promissor biomarcador para detectar o abuso de álcool, com meia vida de 4 dias, no entanto, ainda não foi testado nesta população específica. Neste estudo, apresentamos um relato de caso de paciente do sexo masculino, com 49 anos de idade admitido em serviço de emergência de hospital público na cidade de Novo Hamburgo, com trauma moderado por atropelamento.

Descrição do Caso

Foi coletada amostra de sangue no momento do atendimento e após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido foi realizada a determinação da alcoolemia por cromatografia a gás, a dosagem do PEth por LC-MS/MS e triagem para outras substâncias psicoativas no sangue por LC-MS/MS, incluindo, cocaína, anfetaminas, benzodiazepínicos, opioides, cannabis, alucinógenos, entre outros. Foi aplicado também questionário para uso de álcool Alcohol Use Disorders Identification Test Consumption (AUDIT-C) e drogas. O paciente apresentava histórico prévio de trauma e relatou fazer uso de 10 ou mais doses álcool quase todos os dias, mas não utilizar outra droga substância psicoativa além de opióides sob prescrição médica. Apesar do paciente negar ter feito uso de drogas de abuso ou álcool em até 6 horas antes do acidente, houve identificação do uso de cocaína a partir da detecção do seu metabólito benzoilecgonina. As análises laboratoriais para uso de álcool indicaram alcoolemia de 2,18 g/L, associada a concentração de PEth de 1.356 ng/mL, o que indica uso crônico de álcool em altas concentrações.

Conclusões/Considerações Finais

Estes achados demonstram a relevância do uso do PEth na avaliação do perfil de consumo de álcool e da investigação toxicológica em paciente vítima de trauma. A avaliação do uso de álcool e drogas em vítimas de trauma se faz importante para fundamentar ações em saúde pública de prevenção primária e secundária, reduzindo a mortalidade, a morbidade e os custos desta doença.

Palavras Chave

Álcool, drogas, trauma, fosfatidiletanol (PEth)

Área

Tema livre

Instituições

Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul - Brasil, Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fernando Engel Gerbase, Vanessa Becher, Andiara do Carmo Artmann, Cristiane Pires da Silva, Octaviano Pereira Zago Sagrilo, Rafael Linden, Marina Venzon Antunes