I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMAS DE MAMA: PARTICULARIDADES E ATUALIZAÇOES

Fundamentação/Introdução

Muitos fatores estão envolvidos para que ocorra o desenvolvimento do câncer de mama, sendo esta uma doença que envolve questões médicas, políticas, culturais e psicossociais importantes. Segundo dados do INCA estima-se que no Brasil surgiram 59.700 novos casos de câncer de mama entre 2018-2019, atingindo principalmente mulheres entre 40 e 60 anos. Mas é notável que esta faixa etária está ficando mais abrangente a cada ano e mulheres em idade jovem-adulta estão aparecendo com diagnóstico positivo.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi pesquisar na literatura científica informações recentes sobre as particularidades clinico-laboratoriais e atualizações na dinâmica do câncer de mama.

Delineamento e Métodos

Foi realizada pesquisa qualitativa do tipo observacional (revisão de literatura), utilizando as bases de dados Scielo, Science direct, Pub med e Google acadêmico para análise de artigos científicos descritos nos últimos 10 anos. A classificação para os carcinomas de mama leva em consideração achados histológicos, a presença de invasão linfovascular, metástase linfonodal e a expressão de marcadores preditivos como receptores hormonais. Em carcinomas mamários descritos, um fator incidente é o diferente padrão de crescimento, que não está só relacionado ao sítio ou origem da célula, mas reflete as diferenças na biologia celular tumoral, e a expressão ou não da proteína de adesão celular E-caderina.Outro fator que vem sendo amplamente estudado na dinâmica tumorigênica é a produçãod e citocinas pró inflamatórias, que aumentam a lipólise e o catabolismo proteico muscular e viscera, levando ao aumento de várias moléculas de interesse, como o fator de necrose tumoral alfa que tem sido relacionado a um pior prognóstico, e pode resultar em uma inflamação crônica.

Resultados

Pesquisas recentes de imuno-oncologia vem se concentrando na busca por medidas que melhor elucidem a resposta imune nas células tumorais, bem como a buscar tratamentos alternativos para os diferentes tipos de câncer. E é neste cenário que encontramos as recentes modificações em células T através do sistema Crispr/cas9, um sistema de edição gênica que utiliza a enzima cas9 para cortar e silenciar uma região do DNA alvo mediante sinalização.

Conclusões/Considerações Finais

Diante da gravidade desta enfermidade e de suas implicações na qualidade de vida do portador são necessárias diferentes frentes de investigação e observação para que se possa atingir a melhor estratégia de diagnóstico e tratamento acerca desta temática.

Referências

INCA- Instituto Nacional de Câncer.
BARRETO C R; PEREIRA S A G; COSTA J L; CAVALCANTI B B R H; O Duplo Papel da Inflamação no Surgimento das Lesões Cancerígenas. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Volume 14 Número 4 Páginas 107-114 2011.
AMARAL A L; SCHIESSEL L D; FIGUEIREDO A L D; GAVARRETE D D; SCHWARZ K; VICENTE A M; FREIRE I L P. Qualidade de vida, marcadores inflamatórios e bioquímicos de Pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico: série de casos. Visão Acadêmica, Curitiba, v.19, n.1, jan. - Mar./2018.
MARTINEZ-LAGE M, PUIG-SERRA P, MENENDEZ P, TORRES-RUIZ R, RODRIGUEZ-PERALES S.CRISPR/Cas9 for Cancer Therapy: Hopes and Challenges.Biomedicines 2018, 6, 105.
XIA AL, HE QF, WANG J, ZHU J, SHA YQ, SUN B, LU XJ.Applications and advances of CRISPR-Cas9 in cancer immunotherapy.J Med Genet. 2019 Jan;56(1):4-9. doi: 10.1136/jmedgenet-2018-105422. Epub 2018 Jul 3.

Palavras-chave

Cancer, mama,imunooncologia.

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Presidente Antônio Carlos - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Santos Fernandes da Silva, Letícia Aparecida Ferreira Venerando, Joyce Paula Dias Vicente