Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL EM INDIVÍDUOS EXPOSTOS OCUPACIONALMENTE AO BENZENO
Fundamentação/Introdução
O benzeno é um solvente orgânico reconhecidamente carcinogênico. Recentemente, estudos vêm sugerindo que a exposição ocupacional ao benzeno pode causar efeitos não carcinogênicos à saúde, tais como, alterações renais.
Objetivos
Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a função renal de frentistas expostos ao benzeno, através da quantificação de marcadores clássicos da função renal.
Delineamento e Métodos
O presente trabalho trata-se de um estudo populacional observacional, com delineamento transversal analítico. Foram avaliados 20 indivíduos expostos ocupacionalmente ao benzeno (Grupo Exposto), com tempo de exposição médio de 4,1 ± 0,9 anos, e 20 indivíduos sem histórico de exposição ocupacional ao benzeno (Grupo Controle). Os marcadores séricos de função renal creatinina, ureia e ácido úrico foram quantificados por metodologia automatizada. Os níveis urinários do biomarcador de exposição ácido trans,trans-mucônico foram quantificados conforme metodologia descrita por Ducos (1990). A análise estatística foi realizada utilizando teste de Mann-Whitney e correlação de Spearman. Foi considerado significativo p≤0.05.
Resultados
Os níveis dos marcadores clássicos de função renal, para ambos os grupos avaliados, estavam dentro dos valores de referência estabelecidos. Entretanto, observou-se que o Grupo Exposto apresentou níveis séricos de creatinina, ureia e ácido úrico significativamente aumentados em relação ao Grupo Exposto (p<0.05). Os níveis urinários de ácido trans,trans-mucônico encontrados para o Grupo Exposto estavam significativamente aumentados em comparação ao Grupo Controle (p<0.05). Não foram observadas correlações significativas entre os marcadores de função renal e tempo de exposição.
Conclusões/Considerações Finais
Os resultados apresentados evidenciam que apesar das diferenças significativas evidenciadas, todos os marcadores clássicos de função renal estavam dentro dos valores de referência estabelecidos, não evidenciando possíveis danos renais causados pela exposição ocupacional ao benzeno. Adicionalmente, como não foram evidenciadas correlações entre os marcadores de função renal e tempo de exposição sugere-se que os marcadores avaliados possam não apresentar sensibilidade suficiente para detectar alterações renais causadas por baixos níveis de exposição ao benzeno, sendo necessária a adoção de marcadores renais precoces no monitoramento da exposição ocupacional a este solvente.
Palavras-chave
Benzeno. Exposição ocupacional. Função renal. Ácido trans,trans-mucônico.
Área
Tema livre
Instituições
Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Chailana Dellanora de Oliveira, Solange Cristina Garcia, Angela Maria Moro