I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DO TRATAMENTO COM NANOPARTICULAS DE OURO EM UM MODELO DE INFLAMAÇAO PULMONAR AGUDA INDUZIDA POR LIPOPOLISSACARIDEO

Fundamentação/Introdução

O lipopolissacarídeo (LPS) bacteriano é uma molécula altamente tóxica derivada da membrana externa de bactérias gram-negativas, considerado o principal fator desencadeante de manifestações clínicas de infecções e inflamação sistêmica. A endotoxina LPS afeta o pulmão, sendo usado como um modelo de inflamação pulmonar aguda (IPA), afetando a morfologia celular do órgão. Atualmente as nanopartículas de ouro veem demonstrando atividade anti-inflamatória e antioxidante em modelos de lesão muscular e epitelial.

Objetivos

Devido a isso este trabalho teve como objetivo investigar o efeito do tratamento intraperitoneal de nanopartículas de ouro (GNPs) sobre a resposta inflamatória e estresse oxidativo pulmonar induzidos por LPS.

Delineamento e Métodos

Foram utilizados 40 ratos Wistar separados em 4 grupos (N=10): Sham; Sham + GNP 2,5 mg/Kg; LPS e LPS + GNP 2,5 mg/Kg. Uma única injeção intraperitoneal de LPS (0,5 mg/Kg) foi realizada e o tratamento com GNP foi iniciado 12 horas após, diariamente durante sete dias. Após 12 horas da última aplicação os animais foram eutanasiados e os pulmões cirurgicamente removidos para análises bioquímicas, moleculares e histológicas.

Resultados

O tratamento com LPS aumentou os marcadores de dano celular e hepático (CK, LDH, AST e ALT), porém o grupo que recebeu apenas GNPs não apresentou toxidade. O tratamento com GNPs reverteu as alterações induzidas por LPS na contagem total de leucócitos peritoneais e nos níveis pulmonares de citocinas pró-inflamatórias (IFN-γ e IL-6). Pela análise histológica reverteu o aumento na espessura do septo alveolar por fibrose induzido por LPS. Além disso, diminuiu a produção de oxidantes (nitrito e DCFH), danos oxidativos (carbonil e sulfidrila) e a atividade da SOD e CAT.

Conclusões/Considerações Finais

O tratamento com nanopartículas de ouro não apresentou toxidade, porém demonstrou efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes com reversão das alterações morfológicas induzidas por LPS.

Referências

Palavras-chave

PS, pulmão, inflamação, estresse oxidativo e GNPs

Área

Tema livre

Autores

Gabriela Soares de Farias Raphael, Maria Eduardo Anastácio Borges Correa , Gustavo de Bem Silveira, Rubya Pereira Zaccaron, Laura Casagrande, Daniela dos Santos Haupenthal, Carolini Mendes