I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ENVOLVIMENTO DA VIA DE SINALIZAÇAO BDNF/TRK-B NO EFEITO DA MELATONINA NO MODELO ANIMAL DE DEMENCIA INDUZIDO PELA ADMINISTRAÇAO DO OLIGOMERO Β-AMILOIDE 1-42

Fundamentação/Introdução

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa com redução acentuada das funções cognitivas e está associada à alta mortalidade. Dentre as principais hipóteses fisiopatológicas encontram-se, o acúmulo do peptídeo β-amiloide (Aβ), a proteína tau hiperfosforilada e também a disfunção dos fatores neurotróficos, como o BDNF, que possui funções ligadas à diferenciação e sobrevivência neuronal. Como o tratamento para a doença é ineficaz, a melatonina está sendo estudada como alvo terapêutico, já que tem demonstrado em estudos clínicos e pré-clínicos sua função neuroprotetora.

Objetivos

Avaliar os efeitos da melatonina, bem como seu mecanismo de ação, no modelo de DA induzido pelo oligômero Aβ1-42.

Delineamento e Métodos

Foram utilizados camundongos Balb-C com 3 meses submetidos ao modelo animal de DA induzido pelo oligômero Aβ1-42 e tratados durante 17 dias com melatonina 10 mg/kg. No 14º dia de tratamento os animais foram submetidos ao teste labirinto octogonal. No 18º dia ocorreu a eutanásia e retirada do hipocampo para a avaliação dos níveis de BDNF, TrKB e ERK através do western blotting.

Resultados

A melatonina foi neuroprotetora, já que foi capaz de melhorar a memória espacial dos animais, reduzindo o tempo e a quantidade de erros totais para encontrar a recompensa, além dos erros de memória de trabalho e memória de referência frente a toxicidade induzida pelo oligômero Aβ1-42. Além disso, foi observado que o oligômero induziu redução dos níveis de BDNF e a melatonina reverteu este efeito. Também foi observado que a melatonina administrada em animais submetidos a injeção do oligômero Aβ1-42 induziu aumento dos níveis de TrKB quando comparado ao grupo controle e ao grupo oligômero Aβ1-42. Os níveis da ERK não foram alterados no hipocampo.

Conclusões/Considerações Finais

Melatonina possui um efeito protetor na memória espacial de animal submetidos à toxicidade induzida pelo oligômero Aβ1-42 e o mecanismo envolvido pode ser, pelo menos em parte, pela sinalização do BNDF/TrKB no hipocampo cerebral.

Referências

Palavras-chave

Alzheimer, melatonina, memória, oligômero Aβ1-42, BDNF, TrKB.

Área

Tema livre

Autores

Camillla Canto Vieira, Renata R Pereira, Gabriel C Zabot, Michelle Lima Garcez, Josiane Budni