Dados do Trabalho
Título
A EDUCAÇAO EM SAUDE NO AMBIENTE ESCOLAR: PROPOSTA DO PROJETO INTEGRADOR 5 DO CURSO DE BIOMEDICINA NA PREVENÇAO CONTRA PARASITOSES EM CRIANÇAS
Fundamentação/Introdução
O aparecimento de parasitas intestinais em crianças, durante o período escolar, é comum. Os hábitos de higiene e a imaturidade do sistema imunológico contribuem para a maior prevalência de enteroparasitoses nessa faixa etária. Inúmeros parasitas podem ser encontrados, sendo os helmintos (HEL) e protozoários (PROT) bastante recorrentes. Estima-se que as infecções intestinais causadas por HEL (por exemplo: Ascaris lumbricoides, Enterobius vermiculares) e PROT (ex: Giardia lamblia) acometem em torno de 3,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo e desencadeiam o adoecimento de aproximadamente 450 milhões, sendo grande parte destas, crianças. A Giardia lamblia é um dos parasitas que mais acomete as crianças. Ela tem duas formas evolutivas. Seus trofozoítos representam a forma de multiplicação na luz intestinal. A transmissão deste parasita ocorre através da via fecal-oral, pela ingestão de cistos em água e alimentos infectados, sendo que sua infecção pode ocorrer a partir da ingestão de pelo menos 10 cistos.
Objetivos
O objetivo geral deste trabalho foi aprimorar a educação em saúde sobre as parasitoses mais incidentes em crianças em uma escola de educação infantil no município de Xangri-lá/RS, bem como o hábito de lavar corretamente mãos e alimentos.
Delineamento e Métodos
O estudo utilizado neste projeto foi observacional transversal. Este trabalho fez parte do Projeto Integrador 5 do Centro Universitário Cenecista de Osório, do curso de Biomedicina, onde foram desenvolvidas duas intervenções nos dois turnos da escola, abordando quatro turmas do ano pré-escolar, sendo realizadas palestras lúdicas, contendo músicas e teatros, que promoveram hábitos de higiene como o ato de lavar as mãos e alimentos, trazendo aos alunos do ano pré-escolar boas práticas de saúde.
Resultados
O projeto visou o aprimoramento de questões em saúde pública em crianças que frequentam a educação infantil em uma escola municipal da comunidade. Com isso, os alunos obtiveram conscientização sobre parasitoses, desenvolvendo de forma lúdica seus hábitos de higiene, evitando que doenças parasitárias sejam instaladas.
Conclusões/Considerações Finais
A priorização da atenção à saúde pública na educação infantil se mostra válida, pois, por meio de intervenções lúdicas, os comportamentos em higiene pessoal podem ser melhor desenvolvidos em crianças. Assim, atividades acadêmicas que possam contribuir com a comunidade são extremamente importantes para o aprimoramento dos alunos de ensino superior, bem como, para os benefícios trazidos para a população.
Referências
COELHO, C.; CARVALHO, A.R. Manual de Parasitologia humana. 2. ed. Canoas. Ulbra, 2005.
BELO, Vinícius Silva et al. Fatores associados à ocorrência de parasitoses intestinais em uma população de crianças e adolescentes. Rev. paul. Pediatr.2012, vol.30, n.2, pp.195-201. ISSN.
KUMAR; ABBAS; FAUSTO; Patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro,2005.
NEVES, D.P.; FILIPPIS, T. de. Parasitologia básica. 2. ed. São Paulo,2010.
NETO AMATO, Vicente. et al. Parasitologia: uma abordagem clínica. Rio de Janeiro,2008.
Palavras-chave
Parasitas intestinais; Hábitos de higiene; Projeto Integrador.
Área
Tema livre
Instituições
UNICNEC - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KELLEN ENADIA ROSA BARBOSA, ALINE FRANCIELI PAZ ROSA