I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

SOROLOGIA REAGENTE IGM PARA T.GONDII EM BOLSAS DE SANGUE: UMA REVISAO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A transmissão da toxoplasmose pode ocorrer de diversas formas, dentre elas a ingestão de carne crua/mal passada, água, via transplacentária, alimentos contaminadas, transplante de órgãos e transfusão de sangue. Cabe ressaltar que no nosso país não é feito exames sorológicos de rotina nos bancos e sangue, porém em casos de surtos como foi que ocorreu na região de Santa Maria – RS no ano de 2018 deve-se levantar todas as possibilidades de risco de transmissão do parasita, incluindo a transfusão de sangue.

Objetivos

Objetivo: Temos como objetivo apresentar e discutir achados da literatura a respeito da prevalência de sorologia reagente IgM para T.gondii em bolsas de sangue.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Através de uma revisão de literatura utilizando artigos publicados nos últimos 15 anos, retirado de banco de dados como Scielo e PubMed. Foram utilizados textos na íntegra publicados em inglês e português a respeito da sorologia IgM reagente para T.gondii em bolsas de sangue, para realização dessa busca, foram utilizados os descritores “sorologia igM reagente para T.gondii em bolsas de sangue” e “fatores associados a soropositividade para toxoplasmose em doadores.”

Resultados

Resultados: Os artigos selecionados demonstram que a sorologia reagente IgM para T.gondii em bolsas de sangue tem sido notificado com frequência, principalmente em países da Ásia. Dentre os fatores de risco relacionados a soropositividade IgM para T.gondii destacam-se a idade do doador, consumo de carne mal cozida e trabalho em contato com a terra. O sexo não foi consistentemente associado pelos artigos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Sabendo que a transmissão ocorre também por transfusão sanguínea, é de suma importância analisar o perfil dos doadores que obtiveram sorologia reagente IgM para T.gondii. A partir desta análise poderíamos demonstrar a importância da triagem sorológica para T.gondii em bolsas de sangue, já que a mesma não é obrigatoriedade em nosso país.

Referências

Palavras-chave

Palavras-chave: Doação de sangue; soropositividade IgM; toxoplasmose

Área

Tema livre

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Dandara Avozani Pinton, Jessica Sacardi Azevedo, Rosiellen Pereira Lorentrz, Larissa Finger Schaffer