I Congresso Sul Brasileiro de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

O USO DAS COTAS RACIAIS PELAS INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS – UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA

Fundamentação/Introdução

A construção social da raça e do racismo é um dos principais organizadores das desigualdades materiais e simbólicas vividas pelo povo brasileiro. Todavia, as reivindicações pela mudança desse cenário têm sido politicamente realizadas pelo Movimento Negro Brasileiro. Os debates acerca de políticas de ações afirmativas e sistemas de cotas para discentes negros e pobres no ensino público universitário parte do quadro de altas desigualdades sociais e raciais cada vez mais gritantes, acumuladas entre os anos, entre brancos e negros. Estes aspectos de desigualdade estão em todos os setores da vida nacional, mercado de trabalho, sistemas de saúde, setor político, área de lazer, esporte, educação, além da vida acadêmica, já que muitas universidades ainda não adotam as cotas raciais, estipulada pela Lei 12.711/2012.

Objetivos

Analisar os aspectos inter-raciais nas instituições de nível superior no Brasil, com enfoque nas discussões sobre a inserção da população negra dentro das instituições.

Delineamento e Métodos

Revisão bibliográfica em bases de pesquisa como Scielo, Google Acadêmico, IBGE, com 20 leituras, sob adoção das cotas raciais no ensino superior, de 2007 a 2018.

Resultados

Dentro da educação no ensino superior, uma regeneração moral e recuperação da estima vêm sendo observada, garantindo acesso e reconhecimento de grupos excluídos que outrora foram negados. As cotas raciais de fato aumentaram a miscigenação social de acordo com as obras analisadas, todavia, o acontecimento não significou uma integração maior dos membros das classes populares às redes de sociabilidade elitista intituladas como padrão, pois apenas 25% das universidades brasileiras adotaram as cotas raciais. A falta de aceitação de negros dentro das instituições e o aumento de práticas racistas são responsáveis ainda por causar um adoecimento mental contribuindo para alto desgaste emocional. As cotas ainda precisam ser aprimoradas, relidas e haver maior sensibilização e conscientização de grande parte da comunidade acadêmica para que possam ser melhor compreendidas e aprimoradas.

Conclusões/Considerações Finais

As Instituições de Ensino Superior são responsáveis por desempenhar um papel fundamental contra o racismo e o racismo institucional.Logo, nota-se ausência de cotas raciais, em âmbito do favorecimento de cotas sociais, especialmente quando se trata de universidades públicas estaduais.Nesse sentido, o racismo continua sendo um grande desafio contra uma maior inserção de negros dentro do universo do ensino superior.

Referências

Palavras-chave

Área

Tema livre

Autores

DANIELE CARVALHO MILLER, LUANA GOMES DE LIMA MARTINS, LIGIA AMARAL FILGUEIRAS